sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A Senhora da Tapada, de Pedro Jardim (Divulgação)


Autor: Pedro Jardim 
Colecção: Viagens Na Ficção
Páginas: 200
Data de publicação: Outubro de 2012
Género: Crónicas auto-biográficas

"As Crónicas do Avô Chico - A Senhora da Tapada" são crónicas auto-biográficas do autor alicerçadas em memórias familiares, vivências da infância que se desenrolam em terras Alentejanas. Do texto sobressaem valores que traduzem um forte espírito de família, cumplicidades e afectos, ao mesmo tempo, histórias e conhecimentos, transmitidos por uma figura central: o Chico das Maravilhas".

"São simples episódios da vida quotidiana, desenhados nas crónicas de Pedro Jardim, que ganham identidade social para todos aqueles que habitam ou possuem raízes nas terras alentejanas.
O texto está hermeticamente estruturado em relatos de memórias de infância - nostalgias da infância do autor no Alentejo - e relatos que apelam ao imaginário, ao sonho de menino, e a histórias de encantar.
Do imaginário decorre a certeza que o sonho comanda a vida 
Ana Paula Gil


Do mesmo autor:
Minha recensão sobre o livro

São um verdadeiro testemunho de amor e gratidão dedicado àqueles que são "pais" duas vezes, os avós. As Crónicas do Avô Chico, o Alentejo, trazem-me à memória as idas à pesca com o meu avô José e as tardes nos baloiços com o meu avô António, de quem tenho tantas saudades.
João Baião,
apresentador de televisão

Tenho eu uma admiração profunda pelos meus avós, foi impossível não ficar enternecida com as Crónicas do Avô Chico. Um livro para todos os avós do mundo, escrito com muito amor.
Tânia Ribas de Oliveira,
apresentadora de televisão

As crónicas do Avô Chico são uma homenagem pura e genuína aos afectos únicos, que só os avós sabem dar, abrilhantados pelos cenários mágicos do Alentejo.
Fátima Lopes,
apresentadora de televisão.

Sem comentários: