Os Testamentos Traídos, de Milan Kundera
Ensaio escrito como um romance, ao longo das nove partes de Os Testamentos Traídos desfilam e cruzam-se as mesmas personagens: Stravinski e Kafka acompanhados dos seus curiosos amigos, Ansermet e Brod; Hemingway com o seu biógrafo; Janacek com a sua pequena nação; Rabelais com os seus herdeiros, os grandes romancistas. Todos eles são evocados para discutir diversas questões intelectuais do século XX, relacionadas sobretudo com a música e a literatura, assim como os principais temas que preocupam o autor. Kundera é um defensor apaixonado dos direitos morais do artista e do respeito devido a uma obra de arte e aos desejos do seu criador. A traição de ambos - muitas vezes levada a cabo pelos seus defensores mais apaixonados - é uma das ideias-chave deste livro brilhante e original.
Eva, de Arturo Pérez-Reverte
Em 1937, enquanto a Guerra Civil segue o seu trágico caminho, uma nova missão leva Lorenzo Falcó até Tânger, turbulenta encruzilhada de espiões, tráficos ilícitos e conspirações internacionais. O seu objetivo? Conseguir que o capitão de um navio carregado com ouro do Banco de Espanha mude de bandeira. Espiões nacionalistas, republicanos e soviéticos, homens e mulheres defrontam-se numa guerra obscura e suja, à qual acabarão por regressar perigosos fantasmas do passado. Entre eles, Eva. Agente soviética, mulher perigosa, desafio irresistível para Falcó... Após o êxito internacional de Falcó, realidade e ficção voltam a cruzar- se de forma magistral sob a pena talentosa de Arturo Pérez-Reverte, num livro onde, mais uma vez, não faltam aventuras, crime, e paixão...
Compro Bitcoin, de Philippe Herlin
O percurso da bitcoin não para de evoluir. Assistimos à emergência de uma nova tecnologia que está prestes a mudar, profundamente, a nossa economia. A bitcoin pode, sem dúvida, melhorar a rentabilidade das nossas poupanças, mas também vai modificar, ou perturbar, o nosso universo profissional e a forma como fazemos negócios. É, por isso, importante compreender o funcionamento da bitcoin e da blockchain, enumerar as suas controvérsias e saber quais são as primeiras aplicações concretas. Assistimos a uma aventura monetária e tecnológica inédita, vamos tentar aproveitá-la.
Nasce um Herói, de Jin Yong
No ano 1205, a China é um império à beira do colapso. A população, enfraquecida pela invasão da dinastia Jurchen Jin, é protegida apenas por guerreiros solitários. Guo Jing ainda não tinha nascido quando perdeu o pai às mãos do exército Jin. A mãe, grávida, conseguiu fugir para a Mongólia. É aí, no Reino do Meio, que Guo cresce entre os guerreiros nómadas de Genghis Khan. Este não era, porém, o destino que estava traçado para ele. E há quem não esqueça os desígnios do passado e jure tudo fazer para o encontrar. Pois nas origens de Guo inscreve-se a história de dois homens heroicos cuja amizade perdurará para além da morte e ecoará tragicamente nos destinos dos seus dois filhos.
Rodeado por heróis e vilões - Ke Zhen'e, um guerreiro cego; Lótus Huang, uma jovem lutadora disfarçada de rapaz; ou o temível casal composto por Dois Ventos Fétidos - Guo não imagina que o seu futuro está apenas a começar. Nasce um Herói é uma celebração da arte de contar histórias. Jin Yong aborda temas intemporais e universais - o Bem e o Mal, amor e sacrifício, honra e engano - e apresenta-nos um herói em cujo caminho se encontra a salvação do mundo.
O Sol e as Suas Flores, de Rupi Kaur
o sol e as suas flores é uma
coletânea de poesia sobre
a dor
autoabandono
honrar as raízes
o amor
emancipação
está dividido em cinco capítulos
murchar. cair. criar raízes. crescer. Florir
«Rupi Kaur reinventou a poesia... é inegável que tem a capacidade poética de articular emoções com as quais os leitores se confrontam.»
The Economist
«Rupi Kaur é a rainha da nova vaga da poesia.
The Wall Street Journal
Sem comentários:
Enviar um comentário