terça-feira, 21 de maio de 2024

Autor madeirense Luís Costa publica livro de contos sobre Machico

Depois das obras poéticas Ecos de Mim (2019) e Poética(Mente) (2022), o autor madeirense Luís Costa (n. 1971) apresenta o seu novo livro. Composto por 15 contos, Vale Profundo... Contos Históricos de Machico nos leva a conhecer monumentos históricos e histórias sobre gentes e costumes de Machico, cidade e concelho onde o autor nasceu e vive. Nas palavras de Luís Costa - que exerce a profissão de Técnico de B.A.D (Biblioteca, Arquivo e Documentação) e também é actor -, os machiquenses são um «povo simples e humilde, mas de uma sapiência sem igual, cuja cultura e tradições correm-lhes nas veias.»
O primeiro conto, “Nas Ondas da História”, fala-nos sobre 'A Lenda de Machim e de Ana d'Arfet', dois amantes que desembarcaram em Machico muito antes da chegada de João Gonçalves Zarco.

O livro, fruto de longa pesquisa histórica, será apresentado no próximo dia 25, às 16h00, na Feira do Livro de Machico, onde exemplares desta obra, cuja edição é de Autor, estarão à venda. Os três livros do autor podem também ser adquiridos através do seu Facebook e no Núcleo Museológico de Machico - Solar do Ribeirinho.

Do Prefácio, da autoria de Virgínia Nóia:
«O autor criou umas personagens que querem ser esclarecidas sobre a história de Machico, outras que integram a ação. Os diálogos têm uma carga dramática e enternecedora, o que torna a leitura um exercício tocante.»

«Numa linguagem simples e despretensiosa, Luís Costa discorre, com emoção, sobre situações nas quais os machiquenses não ficarão indiferentes e os restantes apreciarão a leitura. Trata-se de um livro transversal. Os contos têm laivos autobiográficos que revelam a vivência do autor em Machico.»

Sem comentários: