Depois do prestigiado e premiado livro A Fábrica de Cretinos Digitais (lançado em 2021 e actualmente na 4.ª edição), Michel Desmurget, um dos mais prestigiados neurocientistas do mundo, revela-nos agora, em Ponham-nos a Ler!, qual é o grande antídoto contra o surgimento do «cretino digital»: ler «por prazer». A obra será publicada a 20 de Junho pela Contraponto Editores.
A começar pela linguagem, os benefícios da leitura são enormes, conforme comprovam centenas de estudos realizados nos últimos cinquenta anos. Além disso, ler tem também um impacto tremendo na cultura geral, nos resultados escolares (incluindo na matemática), no sucesso profissional, na mobilidade social, na atenção, empatia e saúde física e mental.
Neste livro, a leitura surge como a base que permite à criança desenvolver os três pilares da sua essência humana: aptidões intelectuais, competências emocionais e habilidades sociais. Michel Desmurget mostra-nos ainda que, apesar dos esforços dos media para nos convencer do contrário, os jovens não só leem cada vez menos, como leem cada vez pior. Segundo ele, saber ler é mais do que decifrar o alfabeto e juntar letras e sílabas - é preciso que a criança compreenda e interprete o que está escrito. Só assim poderá aprender a compreender o meio em que está inserida. O papel dos pais é, por isso, fundamental, cabendo a estes estimular nos filhos o gosto pela leitura mediante as estratégias apontadas pelo autor.
Face à sedução crescente dos ecrãs que tanto prejudicam o desenvolvimento dos nossos filhos, tanto a nível intelectual e cognitivo como físico-motor, Michel Desmurget apresenta-nos a leitura como a única forma de resistência possível ao avanço incontrolável do digital, num livro absolutamente imprescindível para pais e educadores.
quarta-feira, 29 de maio de 2024
«Ponham-nos a Ler!» é o título do novo livro do neurocientista Michel Desmurget
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário