sábado, 16 de abril de 2011

O Fisico - Noah Gordon


Opinião: 
A história deste livro desenrola-se no século XI, na era medieval e relata a vida de Robert J. Cole.
Rob nasce em Londres no seio de uma família cristã, onde a pobreza imperava. Aos nove anos este menino vê-se sozinho no mundo, pois os pais morrem vítimas de epidemia e os irmãos mais novos são entregues a outros lares.

Rob torna-se aprendiz de um barbeiro-cirurgião e percorre as aldeias de Inglaterra ajudando o seu mestre, ajudando os doentes. O barbeiro faz de Rob um homem trabalhador e honesto, pois ensina-o com os seus próprios erros. É nesta altura que Rob depara-se com o dom..

Após alguns anos de rica experiência ao ajudar as pessoas, este aprendiz vê-se num dilema, pois por vezes gostaria de ter evitado a morte a doentes e não o conseguiu porque não tinha os ensinamentos e a formação necessária para tal. E é assim que Rob inicia uma longa viagem desde Londres até a Pérsia, o único local onde poderá estudar numa escola até se tornar num físico (médico).

Até se tornar num brilhante físico, Rob ultrapassa vários obstáculos. Finge ser judeu, muda de nome, aprende a falar Persa, empenha-se em ser aceite na escola, esforça-se para se integrar numa terra estranha e com costumes e crenças diferentes da sua, combate na guerra, renuncia ao amor, e claro, Rob supera tudo isto pela extrema vontade de se tornar físico e poder ajudar as pessoas enfermas.

Todo o caminho, esforços e obstáculos de Rob para atingir o seu objectivo é que fez com que esta narrativa fosse diferente das outras, pois é impossível não fazermos uma comparação, ao longo do livro, com a nossa própria vida, a do leitor. 

Este livro transmite a quem o lê que uma vida sem metas, sem suor, sem perdas, sem escolhas e sem ambição de aprender mais, é uma vida morta.
Gostei em particular da parte inicial da história, das aventuras e viagens de Rob com o barbeiro-cirurgião. 

Em suma é uma leitura excelente, cheia de emoções e aprendizagens.

5 comentários:

Paula disse...

Gostei tanto desta leitura que um dia hei-de reler
Comoveu-me a força do personagem, o seu objectivo urgente de estudar, salvar, ultrapassando todos os limites impostos pela religião…as interrogações à volta da questão de não poder abrir corpos para os salvar posteriormente e a incongruência da igreja matando, queimando, castigando!
Quando vi o seu desenho pensei…podia serIbn Sina (o príncipe dos físicos :P
Concordo quando diz no seu comentário que ler este livro é também uma forma de reflectirmos sobre a nossa vida, os nossos objectivos…

Miguel Pestana disse...

O desenho não teve ninguém como inspiração, mas podia ter sido Serlbn Sina, pois já era um homem de idade avançada.

Au chocolat disse...

Também adorei, não conseguia parar de ler.

Gisela Menicucci Bortoloso disse...

Também gostei do livro (me foi recomendado por duas amigas que adoraram), mas ele não me prendeu tanto quanto esperava, não sei porque. Gostei muito da história e de ver como é difícil ser uma pessoa a frente do seu tempo. O personagem principal realmente passou uma bela lição de vida e de determinação.

Gisela - Ler para Divertir

Miguel Pestana disse...

Sim Gisela, ser pioneiro, em qualquer área, tem sempre os seus contras.

Mas é 1 livro espectacular.