terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Guimarães (Babel) publica o Nº2 da colecção Contemplações:«Cividade», um conto inédito de Agustina Bessa-Luís

Depois de Kafkiana (ver ficha técnica e crítica), a Guimarães publica um conto inédito de Agustina Bessa-Luís: Cividade.
Sinopse: «Eu vivi em muitos lugares, e de um deles tenho a ideia estranha de que lá vivi por necessidade da minha iniciação no fantástico. Era uma terra perdida, ao norte de Bagunte, nome já por si cancioneiro e razoável de eficácia romântica. A casa em ruínas, com uma nogueira centenária no pátio interior, favorecia os improvisos da imaginação.» - escreveu Agustina em 1966. E, na verdade, quer a casa em ruínas, quer os lugares circundantes da «Cividade», foram descritos em diversos textos: no conto inédito «Colar de Flores Bravias» (1947), nos romances «Homens e Mulheres» (1966), e «Antes do Degelo» (2004), na história infantil «O Soldado Romano» (2003) e, como unidade temática, nesta «Cividade» (1951).

Biografia: Nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de Outubro de 1922. Filha de um empresário de cinemas e casinos, cedo se deixou viciar pelo romance, iluminada roleta dos comportamentos humanos. Foi com o profético título «A Sibila» que publicou em 1954 que veio a ser reconhecida ao público em geral ao receber o Prémio Delfim Guimarães e o Prémio Eça de Queiroz. Vários dos seus romances foram adaptados ao cinema por Manoel de Oliveira. Foi, durante a sua vida, homenageada em múltiplos países e universidades, condecorada por Portugal e pela França e traduzida em várias línguas. Já foi distinguida por todos os prémios nacionais de literatura e vários internacionais. Recebeu o Prémio Camões em 2004.
 
Formato: 140 x 200 | Páginas: 80 | PVP: 12.50€

Sem comentários: