terça-feira, 23 de julho de 2013

O romance «D. João I», publicado pela A Esfera dos Livros, é o segundo livro de João Fernando Ramos


D. João I
de João Fernando Ramos
 
Nº de páginas: 368 + 8 extratextos
ISBN: 978-989-626-475-8

Ano de publicação: 2013
Editora: A Esfera dos Livros
Sinopse
Era preciso esquecer a incerteza, as dúvidas que lhe assolavam o coração. Era rei de Portugal, aclamado pelo povo e estava ali para a batalha definitiva, junto do seu fiel amigo e guerreiro do reino, Nuno Álvares Pereira. Iria vencer, como já haviam vencido outras difíceis batalhas, e afirmar-se para sempre na História de Portugal. João havia intuído os sinais que o destino lhe havia deixado… O jornalista João Fernando Ramos traz-nos, no seu romance estreia, a aventurosa e fascinante história de D. João I, o da Boa-Memória. Nasceu filho bastardo, foi mestre de Avis, mas a força das circunstâncias levaram-no a conjurar contra a regente D. Leonor Teles e o seu secretário galego Conde Andeiro, fiéis subservientes dos interesses do reino vizinho. Era preciso assumir um trono para o qual não estava destinado. Lutar pela independência de um povo contra a ameaça castelhana e afirmar a sua dinastia na História de Portugal. Para isso contava com a ajuda silenciosa de Adelaide, uma mulher misteriosa com o suave cheiro das montanhas… Do feliz casamento com a inglesa D. Filipa de Lencastre nasceu uma geração de filhos que marcou para sempre a história do país.

Armados cavaleiros pela mãe moribunda, juntos conquistaram Ceuta, sonharam com novos mundos, conquistaram novas alianças. Foram a Ínclita Geração. 

João Fernando Ramos - Nasceu na Lousã a 27 de abril de 1965. É casado e pai de dois filhos, o Diogo e o João Pedro. Filho de professores, cedo começou a descobrir história de encantar nos livros. Fascinou-se com a rádio logo na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra passando depois pela RDP-Centro, Rádio Nova e RTP. Apresentou as notícias da manhã, o Bom dia, o Jornal-2, Semana ao Sábado, na RTP2, o Jornal da Tarde na RTP1 e agora o 24 Horas na RTP2. Como repórter esteve entre muitos outros locais em Angola, na Bósnia, Croácia, Albânia, Iraque e Timor Leste. É atualmente editor executivo na RTP. Este é o seu segundo livro. O primeiro foi O Último Dakar em África.


Sem comentários: