quarta-feira, 16 de julho de 2014

«Inventário Ilustrado das Árvores», de Virginie Aladjidi e Emmanuelle Tchoukriel

Data de Publicação: Março 2014
N.º de Páginas: 80

Inventário Ilustrado das Árvores foi publicado originalmente por uma editora francesa, em 2012, e agora chegou às livrarias portuguesas, com o selo da Faktoria K de Livros, uma chancela da editora Kalandraka, que tem apostado na edição de álbuns ilustrados para os leitores mais pequenos, que os adultos não se coíbem em ler.
Para reconhecer uma árvore o formato das suas folhas é um dos critérios mais importantes que os botânicos têm em conta para a sua rigorosa classificação. As árvores originárias da Europa e do mundo, coligidas neste inventário, estão divididas em três capítulos: as folhosas, as coníferas e as palmeiras. São cinquenta e sete as espécies apresentadas pela autora, Virginie Aladjidi. Uma pequena ficha técnica individual sobre a árvore é dada a conhecer aos leitores, com a descrição do nome comum, nome científico, origem das espécies, altura, longevidade, entre outros dados. Eis algumas curiosidades de recordes a nível mundial sobre algumas das espécies apresentadas: a Jaqueira é a árvore que produz os maiores frutos; o Guapuruvu cresce mais rapidamente que qualquer outra espécie; o Emboeiro é a árvore mais grossa do mundo; a mais antiga das árvores conhecida é a Gincgo (Ginkgo biloba); a Sequoia é a árvore mais alta do mundo; a árvore que tem as maiores folhas é a Ráfia-real.
Em cada página encontra-se representada uma estampa, composta por várias ilustrações naturalistas (a tinta-da-china e a aguarela) de cada árvore, onde não são esquecidos os frutos, flores e animais que se podem encontrar nessas árvores. As belíssimas reproduções da natureza, da autoria de Emmanuelle Tchoukriel, recriam com exactidão a flora e fauna adjacente a cada árvore retratada. Este é um álbum, em capa dura, que faz falta a qualquer apreciador da natureza.

As autoras têm colaborado em conjunto na produção de outras obras da mesma série, que em francês têm os títulos: L'inventaire illustré des fruits et legumes (2010), L'Inventaire illustré des merveilles du monde (2011) e L'Inventaire illustré des insectes (2013). Esperemos que em breve estes livros sejam traduzidos e estejam ao dispor dos leitores que ficaram rendidos a este Inventário Ilustrado das Árvores.

3 comentários:

Brottas disse...

um livro que gostava de ter...

Cristina Lima disse...

Este livro eu gostava de ter!

Angelina Violante disse...

Um livro que parece ser muito interessante, embora passe despercebido à maioria das pessoas.