terça-feira, 19 de abril de 2016

Já está à venda «Islão e Fundamentalismo Islâmico» e «Resposta ao Jiadismo Radical»

Islão e Fundamentalismo Islâmico
Das Origens ao Século XXI
2ª Edição Atualizada
de Teresa de Almeida e Silva
Sobre o livro
Islão e Fundamentalismo Islâmico são, com frequência, associados e confundidos, de forma errada, sobretudo em virtude dos últimos acontecimentos que envolvem elementos da comunidade muçulmana. Todavia, não se pode tomar o todo pela parte. É, pois, errado pensar-se que uma pequena parte dos muçulmanos que defendem uma visão mais radical da religião representa todos os muçulmanos.
Esta obra procura esclarecer todas as ideias preconcebidas, ao apresentar, de forma clara, as especificidades e os alicerces da religião islâmica. Por outro lado, aborda o fenómeno do fundamentalismo islâmico, desde o século VII até ao século XXI, estabelecendo a ponte entre o ativismo radical e o terrorismo de matriz islâmica.
Esta 2.ª Edição Atualizada faz o rescaldo da chamada “Primavera” Árabe, analisando criticamente as mudanças políticas que têm ocorrido em alguns dos Estados que passaram por este processo e as consequências que advieram do mesmo. Aborda-se, também, o fenómeno do terrorismo de matriz islâmica recente, o qual, desde os ataques de 7 de janeiro de 2015, em Paris, contra o jornal satírico Charlie Hebdo, tem feito parte do quotidiano europeu, atingindo o seu auge de violência a 13 de novembro de 2015, também em Paris.
Em suma, esta obra pretende continuar a ser uma ferramenta muito útil ao leitor no seu estudo ou no seu quotidiano profissional.

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
- Allâh, o Criador
- Maomé, o Louvado
- Os Quatro Rashidun, os Bem Guiados
- As Diferentes Ramificações do Islão
- As Duas Primeiras Grandes Dinastias Árabes: Omíada e Abássida
- Os Cinco Pilares do Islão… Mais Um
- Causas e Características do Fundamentalismo Islâmico
- Evolução do Fundamentalismo Islâmico
- Fundamentalismo Islâmico e Terrorismo de Matriz Islâmica
- Osama bin Laden e a Jihad Global
- O Novo Mundo Árabe

Mais informações sobre a obra, clica aqui.


Resposta ao Jiadismo Radical
Políticas e Estratégias para Vencer Grupos como a Al-Qaeda ou o Daesh
de Nuno Lemos Pires
Sobre o livro
Este livro parte da origem dos problemas associados ao jiadismo radical e vai até à análise de todas as variantes e fatores potenciadores, da história à evolução das religiões, da geopolítica à complementaridade das ameaças e riscos, das ambições globais aos interesses regionais e locais. São apresentadas, também em vários níveis, as respostas possíveis, desde a contenção do fenómeno, onde o mesmo é mais visível, até às ações de prevenção dentro de cada nação.

No fundo, apresenta-se uma abordagem holística, quer das múltiplas dimensões do problema quer da resposta, e apenas assim será possível, verdadeiramente, vencer.

“O grande mérito do livro de Nuno Lemos Pires é que nos aponta para o bom caminho no combate ao terrorismo. Primeiro, entender o fenómeno, na sua raiz histórica e desenvolvimentos recentes, acompanhando o percurso secular da sua evolução no mundo islâmico. Segundo, entender que o terrorismo não passa de uma manifestação pervertida e radical da mesma crise de grande envergadura que abarca igualmente o Ocidente, o que é comprovado pelo facto de alguns atos terroristas, como os ocorridos na Noruega há anos, terem uma origem geográfica europeia. Terceiro, entender que a solução tem de ser lenta e progressiva, não havendo respostas instantâneas. Quarto, entender que a solução não passa necessariamente pelo apoio aos líderes e sistemas tradicionais, porque o terrorismo muitas vezes resulta justamente da crise profunda do sistema tradicional, da forma como as populações se afastam dele. Quinto, entender que o combate ao terrorismo pode passar pelo apoio a líderes que têm modelos de governação diferentes dos europeus e dos ocidentais, mas adaptados à sua realidade concreta. Sexto, entender que, embora o terrorismo exija uma solução de curto prazo em termos da mudança dos sistemas de defesa e segurança, esta não pode pôr em causa os princípios básicos das sociedades europeias, a sua matriz democrática. Sétimo, realçar que a resposta tem de ser global e abrangente, o que passa efetivamente pelo desenvolvimento de uma verdadeira estratégia europeia e não da colagem de banalidades que normalmente recebe esse nome.”


Clica aqui para conhecer outros livros com temáticas similares.

Sem comentários: