segunda-feira, 25 de abril de 2016

«Crónicas Sobre Educação» é um dos títulos que a 30 de Abril a Caleidoscópio Editora publica


Crónicas Sobre Educação
Uma análise crítica dos «lugares comuns da educação» em Portugal
de Jorge Valadares
Sinopse
Tem havido várias polémicas relacionadas com a educação: exames de alunos, formação de professores, fecho de escolas, rankings, etc.
Este livro lança luz sobre isso tudo.
Mas fá-lo com fundamento científico, com base experimental e racional, só possível por quem tem 45 anos de ensino e muito trabalho de investigação na área da educação científica.
O autor deste livro contactou e continua a contactar com educadores famosos, como é o caso de David Ausubel, Joseph Novak, Bob Gowin, Marco Moreira e muitos outros.
Este livro esclarece, pois, muitas das polémicas neste campo, e será muito útil para todos os educadores, dirigentes escolares, professores e encarregados de educação e ajudará a libertar a educação científica de muitos erros e confusões que nele imperam.


Em Torno da China
Memórias diplomáticas
de João de Deus Ramos
Sinopse
Este relato passa a ser a referência obrigatória, não só para os que querem conhecer a realidade concreta de uma negociação tão dura, como arriscada - "Portugal at it’s best", na fórmula do autor - como para os investigadores que vierem fazer a história das relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, a crónica de Macau ou, porventura mais importante, a análise da política de re-unificação do regime comunista chinês.


O Ser Criativo I
Maneiras de olhar, ver, sentir, imaginar – logos
de Sarah Frances Dias e Rui Barreiros Duarte
Sinopse
Neste primeiro volume analisa-se a primeira componente estruturante do ser criativo: o LOGOS. Reflecte-se sobre as questões da mente relacionadas com o universo da criação, das representações das épocas e da atitude; sobre os lugares que as narrativas constroem e sobre as aberturas metodológicas; reflecte-se também sobre o imaginário, os jogos de sedução, a criatividade dum modo geral desde os mitos e do acto fundador às contradições, às "metáforas disfarçadas de conceitos", sobre a representação e a complexidade dos sistemas. Questiona-se a passagem para o outro lado do espelho, as estruturas das narrativas, o enigma que paira sobre todas as coisas, a ambivalência e o segredo; equacionam-se os mundos possíveis, dá-se abertura à topologia da conceptualização, à teoria da imaginação assente sobre modelos da sagacidade e sobre as ficções, para que haja uma consciência viva sobre os universos da criação. Temos de ser seres criativos e reaprender a criar.


Arquitectura e Comensalidade
Uma história da casa através das práticas culinárias
de Mariana Sanchez Salvador
Sinopse
Como foram as nossas casas transformadas pela comida, pelo acto de cozinhar e pelo partilhar de uma refeição? Foram as práticas de confecção que definiram a configuração das nossas cozinhas, ou foram os avanços técnicos nestes espaços que nos permitiram confeccionar novos pratos? Existe uma correlação entre as maneiras à mesa e a configuração do espaço de refeição?
Partindo da Roma Antiga até à contemporaneidade, este livro descreve-nos a evolução da performance culinária na casa, inter-relacionando espaço, comida e sociedade. A transformação da arquitectura doméstica é explicada através dos seus espaços culinários, cruzando-se com a influência das técnicas e simbolismos das preparações culinárias e com os valores culturais associados ao cozinhar, comer e habitar. À visão global destas transformações, ocorridas no contexto ocidental, acrescentam-se descrições, histórias e curiosidades que nos transportam para a ambiência vivencial de cada época. Estes diversos contributos confluem para uma compreensão profunda e holística da evolução do espaço doméstico à luz das práticas culinárias, para uma outra história da casa.

50 Anos de Rádio em Angola
de José Maria Pinto de Almeida
Sinopse
Acendam os projectores. Preparem-se... aqui vão estar homens e mulheres angolanas que sempre tiveram muito a ver connosco e de quem somos eternos "viúvos": - Neves e Sousa/ Dáskalos/ Álvaro de Carvalho/ Milo Santos e Sousa/ R. Indipwo/ Baião/ Luís Venâncio/ Bettencourt Faria/ Lurdes Van-Dunem/ José Redinha/ Cruzeiro Seixas/ Cochat Osório/ Alda Lara/ Angerino de Sousa/ Curado Ribeiro/ Alice Cruz/ Artur Peres/ Miguel Nunes/ Tetalando/ Simons/ Barradas/ Júlio Guerra/ Zé Ramos/ Congo/ Paulo Cardoso/ Sebastião Coelho/ António Taklim/ Perestrelo/ Jorge Cobanco/ Zorro/ Rebordão Correia/ Adulcino Silva/ Luandino/ Regina Coimbra/ Luisa/ Rangel/ Montês/ Xico Orta/ Diogo Júnior/ Almeida Santos/ Gonçalves da Costa/ Parafuso/ João Abel/ Bravo da Costa/ Gioconda; Zeca Santos/ Rui Romano/ Brazão Gil/ Viriato da Cruz/ Álvaro de Novais/ Ruy de Carvalho/ Wanda Maria/ Ricardo Mesquita/ Tarique/ Pitta Gróz Dias/ Fontoura/ Carvalheira/ Ferreira da Costa/ Relvas/ Miau/ Mesquita Lemos/ Agnelo Paiva /Mergulhão/ Felício/ João Canedo/ Norberto Castro/ Bobella/ Palha/ Álvaro da Fonseca/ Tocha/ Rollin/ Guilherme Santos/ Natália Bispo/ Correia de Freitas/ Sardinha/ Zeca Santos/ Calado de Carvalho/ Luís de Camões/ Aristides Van-Dunem/ Andreia/ Barosa/ Samy/ Maduro Bento/ Farinha/ Óscar Machado Fontinhas/ Mário Rui/ Saraiva de Oliveira/ Belmiro Vieira/ Jaime de Figueredo/ Gonçalves da Costa/ Félix/ Ivo de Oliveira/ Jorge Curi/ Minguito e Liceu Vieira Dias.

Sem comentários: