quinta-feira, 23 de março de 2017

Livros de psicólogas abordam a temática das dependências online nos mais jovens


#GeraçãoCordão
A geração que não desliga!
de Ivone Patrão

Texto de apresentação
Todos estamos ligados! É saudável? Como gerir o estado online dos nossos jovens? Que modelos somos?
Um livro para pais, professores e todos os que procuram respostas para um uso saudável da Internet!
Um livro que incide sobre a nossa ligação à internet, as dificuldades para gerir regras no uso da tecnologia (que é um dos maiores desafios da educação atual, quer pelas famílias quer pelas escolas) e o que fazer para se conseguir um consumo saudável da mesma.
As crianças e jovens são a nova Geração Cordão: uma geração ligada por um cordão invisível, porque já há wi-fi, mas que faz perdurar a necessidade de estar conectado, de não se estar sozinho. Coloca-se então a questão: a tecnologia passou a controlar as nossas vidas ou somos nós que controlamos o uso da tecnologia?
A resposta a esta problemática está neste novo livro que propõe um conjunto de boas-práticas para se conseguir dedicar apenas o tempo necessário, perceber os perigos e evitar as dependências.

Da mesma co-autora dos livros Dependências Online (Pactor, 2016) e O Amor Dentro do Meu Peito (Planeta, 2012).

iAgora?
Liberte os seus filhos da dependência dos ecrãs
de Rosário Carmona e Costa

Texto de apresentação
Uma leitura fundamental para as famílias do século XXI. O que é normal e o que é excessivo na relação dos nossos filhos com as novas tecnologias? Essas formas de comunicação podem ser uma ferramenta de educação poderosa e altamente válida... Desde que ninguém se deixe dominar por elas. A começar pelos pais. Estas perguntas são para si: - Deve ou não deve ser amigo do seu filho no Facebook? - Sabia que o vídeo na hora da sopa pode vir a tornar-se o seu pior inimigo? - Imagina o que pode estar a acontecer quando um professor lhe diz que o seu filho tem sono nas aulas? - Quando é que deve ligar ecrãs nas viagens de carro? - Por que é que é tão errado encostar telefones a copos de água diante dos miúdos nos restaurantes? - Será mesmo uma boa ideia conceder mais meia hora de computador como prémio de bom comportamento? - Qual a grande diferença entre ser alvo de troça na escola, com umas «bocas» e encontrões, ou ser vítima de cyberbullying? - Já alguma vez parou para pensar no conceito de «aplicações didáticas»? - Então e a televisão: se virmos todos em família não faz mal, não é? - Acredita no seu filho adolescente quando ele diz que está acompanhado porque está a jogar online?
(...) Um livro de leitura fácil em que a psicóloga Rosário Carmona e Costa, estudiosa desta temática há vários anos, fornece respostas simples e diretas para um problema tão complexo e tão atual.

1 comentário:

Marilina Fernandes disse...

Olá,
Já estive numa conferencia com a autora deste livro e adorei ouvi-la. Direta e simples.
*-*