sábado, 29 de abril de 2017

«Crocodilo e Girafa - Um par de namorados a sério», de Daniela Kulot

Editora: Kalandraka
Data de publicação: 24/03/2017
N.º de páginas: 32

Uma girafa e um crocodilo, um casal de namorados que não prescinde a companhia um do outro, vivem numa casa feita às suas medidas desproporcionais. Num dia, ambos decidem ir dar um passeio. Tiram à sorte e calha deslocarem-se à Cidade-Girafa. Chegados aí, visitam uma loja de gelados e uma loja de roupa, mas o bem-estar de ambos fica comprometido devido aos olhares incisivos e sussurros dos congéneres do elemento feminino do casal. «que par tão estapafúrdio!», chegaram a comentar.
Dado o imbróglio, eles decidem ir à outra cidade, a dos Crocodilos, mas também lá as atitudes dos seus habitantes são idênticas: apontam o dedo, cochicham, riem-se…
A girafa e o crocodilo ao regressarem a casa, deparam-se com um incidente. Ao protagonizarem um feito heróico, o estigma que os elementos da mesma natureza de ambos tinham alimentado acerca da relacção deles ficará dilacerado. E onde havia um cerco delineado tácitamente entre as duas cidades e entre os habitantes destas, restou apenas uma lição: devemos aceitar as diferenças e respeitar os outros, independentemente das aparências, do que é visível aos olhos.
Crocodilo e Girafa - Um par de namorados a sério, álbum publicado originalmente na Alemanha em 2006, é o quarto título publicado pela Kalandraka de uma série de cinco (o volume que fecha a colecção tem como tema o Natal), que tem como protagonistas este atípico e bem disposto casal.
A par do texto com mensagem optimista, Daniela Kulot (n. 1966) junta ao mesmo coloridas e animadas ilustrações cujos detalhes não são deixados ao acaso.
Krokodil und Giraffe - ein richtig echtes Liebespaar foi traduzido para português por Maria Hermínia Brandão, que assinou também a tradução de Crocodilo e Girafa, uma família igual às outras e Um Pequeno Crocodilo ternurento que só visto, ambos publicados em 2011.

40 comentários:

Alexandra Guimarães disse...

Os livros são uma excelente ferramenta para abrir mentalidades e este livro certamente ajudará a reflectir sobre aceitarmos as diferenças. Gosto muito das ilustrações.

rita martins disse...

ia adorar ler aos meus filhotes :)

Evanda Ferreira disse...

Gostei muito da postagem sobre o livro "Crocodilo e Girafa - Um par de namorados a sério». Acredito na importância de cultivarmos desde cedo nas crianças, valores essenciais para vivermos felizes com o nosso próximo, sem julgamentos, sem preconceitos...
Facebook: Dinha Evanda Oliveira

Paula Dinis disse...

Excelente livro para ensinar as crianças que nao devemos julgar os outros pelo seu aspecto e que o amor prevalece sempre <3 Adorava ter a oportunidade de ler este livro ao meu filhote , ele ia adorar:)

Ana Vieira disse...

Sem dúvida, uma boa história para se ler aos ou com os mais novos, uma bela lição sobre preconceitos e diferenças - muito importante de ser aprender desde a mais tenra idade!

Pedro Oliveira disse...

Um livro que pode educar as nossas crianças a aceitar as diferenças. Infelizmente isto ainda acontece numa parte da nossa sociedade.
Facebook: Pedro Miguel Tavares

Susana disse...

Que dupla! vale a ilustração!

Fabi disse...

Ler para os meus alunos é ler com eles este livro era bom de mais !

Jorge Martins disse...

É bom recuar no tempo!

Marlene Santos disse...

Gostei muito da sinopse e adoro os livros que têm uma moral para os meninos aprenderem!

Nuno Carvalho disse...

Um livro e uma história que gostaria de ler e falar com as minhas filhas. Porque importa aprender e compreender a importância da tolerância e da aceitação das diferenças!

Unknown disse...

Adorei a história, recomendo a sua leitura.

Maria Ferreira disse...

Um bom livro para ensinar que as diferenças devem ser respeitadas e compreendidas para que todos possam ser felizes e viver em harmonia na sociedade que os rodeia .

Maria Ferreira disse...

Um bom livro para ensinar que as diferenças devem ser respeitadas e compreendidas para que todos possam ser felizes e viver em harmonia na sociedade que os rodeia .

André Silva disse...

Belo livro. Vou adorar ler.

maresvivas disse...

Adorei o que li. Quero comprar.

dezembro disse...

Um bom livro para ensinar as crianças as respeitar as diferenças dos outros.

Catarina disse...

Um bom livro para oferecer aos mais pequenos.

Unknown disse...

Um excelente livro para crianças, adoro as ilustrações :)

Isabel cristina Azevedo disse...

Livro excelente para oferecer à minha sobrinha, ela vai adorar

Sapatinhos Cintilantes disse...

Adorei, tão lindo!

Joana disse...

Gostei da história, é sempre bom ler!

Anónimo disse...

Gostei muito. Um bom livro.

kassie disse...

Parece uma história interessante e as ilustrações são muito giras. Acho que os meus sobrinhos iam adorar :)

patricia garcia disse...

Muito inspirador, simplesmente adorei!

Unknown disse...

Um livro excelente para oferecer aos mais pequenos

Unknown disse...

Adoro história, recomendo a sua leitura a todas as crianças e adultos. Gostava mesmo de ganhar este livro para oferecer ao meu filho mais novo é simplesmente maravilhosa :)

JULIO PROENCA disse...

Tão diferentes e tão iguais, que o aquilo que os afastaria, foi o que os atraiu, no amor por vezes as fronteiras são nos impostas pelos que estão fora da relação...
História muito interessante e atual! :)

Sandra maia disse...

Gostei da história!

elisa esteves disse...

Sei por experiência própria que tantos adultos como crianças têm muita dificuldade em lidar com as diferenças, e os pais precisam de ajuda para educaar os filhos a não serem preconceituosos.

Conceição Maria disse...

Um livro que ensina as nossas crianças que apesar das diferenças devemos sempre de respeitar os outros .Uma excelente opção de leitura !

Nélia Rosa disse...

Um bom livro para ensinar a respeitar a diferença.

elisa esteves disse...

A discriminação pela diferença parece-me que é universal, e há muito ainda a ser feito.

Maria disse...

Acabamos por sermos todos iguais na diferença.

Correia Martins disse...

Gostei muito dessa história, meu filho iria adora ler esse livro :)

Sara Santos disse...

Adoro os livros da Kalandraka, cá em casa adoramos todos ler, e este é sem dúvida um bom livro para ler com o meu filhote.

Rita Lopes disse...

Que bonita história.

Unknown disse...

Excelente forma de mostrar que não faz mal ser diferente e que devemos respeitar as diferenças. Adorava ler às minhas pequenas.

Miguel Pestana disse...

A Elisa Esteves foi a vencedora.

gmgm disse...

Já tive o prazer de ler dois livros com a minha filha mais nova desta dupla amorosa pouco provável.