terça-feira, 11 de abril de 2017

«A Última Paragem», de Matt de la Peña e Christian Robinson

Editora: Minotauro
Data de publicação: Março de 2017
N.º de páginas: 32

Cada vez mais os livros infantis me fascinam. Talvez por ter sido uma criança que nunca teve contacto com eles, agora, já na casa dos trinta, este género de livros me satisfaz tanto, ou mais, que um bom romance. Os livros infantis têm o poder de nos adultos fazê-los regredir na idade, dando a oportunidade de eles serem novos novamente. Sou da apologia de que os livros infantis são para serem lidos por leitores de qualquer idade.
As mais belas e profundas histórias infantis ilustradas são de autores estrangeiros, pelos diversos títulos que tenho lido, é esta a minha percepção. A Última Paragem, um dos títulos que marcam o regresso da Editora Minotauro à edição, é um desses livros.
Esta história narra a viagem de uma avó e do seu neto numa manhã um pouco chuvosa de domingo. Tem como ponto de partida uma igreja e como término a rua do mercado de um bairro inóspito, pouco convidativo a passeios.
Alex, uma criança afro-americana alegre e curiosa, está na “idade dos porquês”, uma fase extenuante para a maioria dos adultos, mas não para esta avó que tem sempre uma resposta sapiente para cada uma das questões que o rapaz direcciona a ela durante o caminho a pé e de autocarro. Cada uma das respostas, nem muito fáceis de assimilar nem muito complexas, fazem Alex pensar por ele próprio. Por não ter uma identidade ainda construída, e estando numa fase de crescimento em que observa e sente muito mais estímulos do que consegue entender, as preciosas lições da avó farão ele reflectir sobre valores como a compaixão, a empatia e o respeito.
Nesta viagem, ambos se deparam com pessoas de raças, corpos, estilos, idades e classes sociais diferentes, caminham por um bairro degradado, escuro e sujo e cheio de grafítis nas paredes. Será que perante essa realidade, por mais dura que seja de entender por uma criança, Alex conseguirá vislumbrar alguma beleza, algum ponto positivo?
Quando ele pergunta: «Porque é que esta zona está sempre tão suja?», a avó diz: «Por vezes, quando estás rodeado de lixo, consegues ver melhor as coisas belas».
Last Stop on Market Street, título traduzido para português por Isabel Neves, é um livro que explora de forma acutilante as diferenças entre pessoas, sejam elas físicas ou sociais. Matt de la Peña, autor de outros livros infantis e romances Young Adult, narra de forma singela e com agudeza uma história simples mas ao mesmo tempo recheada de valores e ensinamentos que nos devem acompanhar por toda a vida, e que nos devem ser incutidos desde tenra idade.
A Última Paragem é uma obra que está repleta de metáforas visuais. Por exemplo, não são necessárias legendas para entendermos o sentido de um arco-íris a raiar por trás de um edifício cinzento. As ilustrações a tinta acrílica a cargo de Christian Robinson, onde predominam a linha geométrica, figuras humanas e espaciais niveladas e de traço espontâneo, destacam-se pelo seu colorido e expressividade, e complementam e enriquecem o texto. Eis, portanto, uma obra cuja mensagem é intemporal.

Sem comentários: