sexta-feira, 14 de abril de 2017

Criar mundos individuais é o objectivo da obra infantil «Quebra-cabeças»

Quebra-cabeças, um livro que aborda temáticas como a diversidade, colectividade e reciclagem, recebeu a Menção Especial na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha em 2016 na categoria de 'Disability'. Esta obra do argentino Diego Bianki, recentemente publicada pela Kalandraka, contém instruções para os pequenos leitores construirem os seus próprios puzzles tridimensionais a partir de objectos que os pais tenham em casa, como embalagens e caixas de cartão usadas (caixas de lâmpadas, de medicamentos, de pasta de dentes, de sabonetes, etc.). O próprio autor diz que para criar a história do livro teve de reciclar muitas e muitas caixas.
Texto de apresentação
"Recuperar, reciclar e reutilizar" é o lema do autor no momento de encarar o processo artístico deste livro. Com uma abordagem simples e original, utilizando caixas de cartão, pintadas e ordenadas como um quebra-cabeças, Diego Bianki cria um mundo de diferentes identidades que, por sua vez, se inter-relacionam. Com este singelo antídoto lúdico contra a discriminação e a exclusão, os leitores são convidados a jogar e a experimentar, acrescentado depois novas combinações, para que cada um construa o seu próprio catálogo de identidades infinitas, tornando este quebra-cabeças cada vez maior..
Sobre o autor
Diego Bianchi (Bianki) (Argentina, 1963)é Professor de desenho e designer (Universidade Nacional de La Plata). É ilustrador, diretor de arte da chancela Pequeño Editor – da qual é cofundador – e autor de livros ilustrados para o público infantil e juvenil. Colabora com jornais e revistas de vários países, para além de participar em festivais e jornadas sobre edição, ilustração e literatura infantil. Pelas suas obras recebeu, entre outros, o Prémio Novos Horizontes da Feira Internacional do Livro de Bolonha (2013), o Prémio Konex de Ilustração 2012 e foi seleccionado para a lista da White Ravens.

Sem comentários: