terça-feira, 5 de setembro de 2017

«Cidadela», o longo poema em prosa de Saint-Exupéry, regressa às livrarias

Cidadela constitui a súmula de Antoine de Saint-Exupéry e das suas meditações de toda uma vida e chega a 7 de Setembro às livrarias com a chancela Livros do Brasil. Narrado na primeira pessoa por um rei de um território onde o deserto se perde de vista, esta é uma conversa consigo mesmo e com o divino, sobre a humanidade, sobre a vida, sobre o amor e a busca do sublime. A tradução e o prefácio são assinados por Ruy Belo.

Texto sinóptico
(...) Cidadela é simultaneamente um monumental exercício de linguagem, um longo poema em prosa, que Saint-Exupéry começara a escrever em 1936 e que não teve tempo para concluir. Na manhã de 31 de julho de 1944, levantou voo da Córsega e nunca mais voltou à base - terá sido abatido pela Luftwaffe perto da região de Grenoble-Annecy.

Este é pois um texto incompleto, mas de uma riqueza ímpar, a cuja tradução Ruy Belo dedicou dois anos e sobre o qual escreve: «Não temos rebuço em afirmar que Cidadela passará à história, iluminada pelo conjunto da produção de Saint-Exupéry, como uma das obras-primas do nosso tempo.»

Outras obras do escritor: Correio do Sul, Voo Noturno, Piloto de Guerra e O Principezinho.

Biografia de Saint-Exupéry, da autoria de Paul Webster: Antoine de Saint-Exupéry: Vida e Morte do Principezinho.

1 comentário:

teresa dias disse...

Olá Miguel!
Obrigada pela dica. Vou procurar nas livrarias. Gosto de Saint-Exupéry.
Tudo bem contigo?
Beijo e bom domingo.