quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Dois novos livros explicam às crianças como lidar com as emoções

O Livro das Emoções
Um livro que explica às crianças as emoções e como lidar com elas
de Filipa Sáragga
Sinopse
Um livro para crianças, composto por várias histórias, cada uma dedicada a uma emoção: saudade, alegria, nojo, raiva, tristeza, vergonha, frustração e medo. Através das aventuras de personagens como a princesa Clara, a Melga Bia, a Libelinha Aurora, a Jacaré Sem Pé, a Borboleta Carrapeta e o Júlio Túlio aprendemos a identificar as diversas emoções e a lidar com elas.
O Livro das Emoções é também um guia para pais, professores e clínicos, elaborado por especialistas, que indica diversas pistas para melhor orientar crianças e jovens.
A autora criou a Associação Princesa Azul, que trabalha no âmbito da sensibilização e prevenção do bullying. Escrito em coautoria com a consulta de Ansiedade do Centro de Progresso Infantil.

Outros livros da autora
Talvez um Anjo (2013); A Princesa Azul e a Felicidade Escondida (2015).


O Primeiro Dia de Aulas
Histórias divertidas com exercícios práticos para aprender a lidar com as emoções
de Célia Barreto, Suzana Nunes Caldeira e Pedro Almeida Maia; Ilustração: Ana Correia
Sinopse
Esta obra é composta por diversas personagens que sofrem dos mesmos receios e sentem as mesmas surpresas e alegrias das crianças dos nossos dias. Nesta aventura, a Maria sente-se ansiosa com o primeiro dia de aulas, mas consegue dominar todos os seus medos com a ajuda dos seus amigos e, claro, dos conselhos do golfinho Necas. Este golfinho identifica as emoções e ensina os amigos, numa linguagem simples e prática, a compreender o turbilhão interior que os move e como podem usar essa energia de forma positiva e saudável.
Cada narrativa é seguida por uma secção interativa de estratégias, que correspondem a um conjunto de ferramentas que ajudam a criança a lidar com as suas emoções, saindo-se melhor na escola, em casa e com os amigos.
Dotar os mais novos dos requisitos necessários à compreensão de si mesmos, e de si na relação com os outros, é um primeiro passo de enorme importância que contribuirá para um crescimento mais equilibrado e para o sucesso na vida.

Sem comentários: