'K Viagens' é uma colecção da Faktoria K de Livros, uma chancela da Kalandraka, que desvenda a história e os testemunhos reais de sítios míticos. Iniciou-se com Vertigem Horizontal - Uma cidade chamada México, de Juan Villoro, que nas suas páginas compõe um enorme fresco do caos mítico e simultaneamente intimista da capital do seu país.
O novo título da colecção, Rio Minho - Uma viagem entre solstícios, originalmente publicado em galego, foi reconhecido com o XVIII Prémio Eurostars de Narrativa de Viagens. O escritor Xesús Fraga, nascido em Londres mas a viver desde sempre em Galiza, resgata do esquecimento uma das fronteiras mais antigas da Europa.
Duas leituras que nos dão uma perspetiva única e nos fazem viajar no tempo e espaço.Texto sinóptico
A viagem que resgata do esquecimento uma das fronteiras mais antigas da Europa...
Durante seis meses, entre o solstício de Inverno e o de Verão, o escritor e jornalista galego, Xesús Fraga, desafiou-se a trilhar, da nascente até à foz, o curso do rio Minho ao longo dos seus 315 quilómetros.
Nesta viagem natural e contemplativa, narrada com sedução e engenho, o autor conduz com mestria o leitor por uma rota que parte não só à descoberta da "coluna vertebral, física e simbólica da Galiza", como também das paisagens e testemunhos que, dos dois lados desta fronteira de água, unem e simultaneamente distinguem galegos e portugueses.
Mesclando um estilo tão lírico quanto documentado, Fraga transcende a dimensão natural do rio e imerge na História e nas estórias das suas gentes, desvendando tradições, cultura, arte ou gastronomia, ao mesmo tempo que reflecte sobre o seu passado, presente e futuro, num genuíno retrato líquido dessas regiões ribeirinhas.
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Diário de viagem «Rio Minho» resgata do esquecimento uma das fronteiras mais antigas da Europa
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário