sexta-feira, 5 de julho de 2019

«Acredita em Mim», de JP Delaney

Editora: Suma de Letras
Data de publicação: 08/05/2019
N.º de páginas: 424
Às vezes, quando se usa uma máscara durante muito tempo, ela cola-se à nossa pele.
Claire Wright tem 25 anos e é britânica. O seu sonho é tornar-se uma grande actriz e foi por isso que foi estudar Teatro para Nova Iorque. Para pagar os estudos e a renda do apartamento que divide com uma amiga, ela faz trabalhos ocasionais para uma firma de advogados de divórcios. Pregar ciladas a homens infiéis não é exactamente um trabalho que esta mulher ambiciosa, muito perspicaz e atraente tem dificultar em concretizar.
Um dos seus novos alvos, é um professor universitário cuja mulher, Stella Fogler, lhe incumbe a tarefa de seduzi-lo. Patrick Fogler resiste à tentativa de sedução de Claire, mas no final dessa noite, a sua esposa é encontrada assassinada num quarto de hotel, logo após ter feito contas com Claire, pelo serviço prestado.
O detective Frank Durban e a psicóloga forense Kathryn Lathan ficam encarregues de investigar este homicídio, e de imediato é delineada uma operação policial no mínimo rocambolesca.
A britânica, que assume ter um lado negro que não revela a ninguém, não lida bem com a rejeição e diz fazer «qualquer coisa para continuar a representar» [mesmo fora dos palcos]. Até que ponto é capaz de ir uma mulher impulsiva, com problemas financeiros, que gosta de ser o centro das atenções, para atingir os seus propósitos? Para conseguir um visto de residência permanente na cidade que para ela representa o sonho americano, Claire Wright será capaz de matar? Qual o papel que a protagonista desta história terá no esquema policialesco?
Acredita em Mim é um romance que tem como principais temas a obsessão, a vingança e a paranóia. A história tem uma narradora-protagonista não confiável, com um carácter dúbio, que seduz o leitor ao longo da trama. Neste novo tríler psicológico (Believe in Me, lançado originalmente em Julho de 2018) do escritor JP Delaney, nada é o que parece. A história é sinuosa, por vezes obscura, é muito imaginativa e imagética, com muitas voltas e reviravoltas na acção, o que proporciona um ritmo de leitura acelerado.
Acredita em Mim tem todos os ingredientes para ser transposto para o cinema, tal como A Rapariga de Antes, romance anterior do autor que chegará brevemente à grande tela pelo realizador Ron Howard.
Referir que o enredo de Acredita em Mim foi baseado no romance The Decoy, livro que JP Delaney (autor que tem utilizado vários pseudónimos, entre eles Anthony Capella e Jonathan Holt, para assinar vários romances) publicou em 2001 em nome próprio, Tony Strong (n. 1962).
The Perfect Wife é o título do próximo tríler psicológico deste autor e será publicado em Inglaterra e nos Estados Unidos no próximo dia 6 de Agosto. C. J. Tudor e Mary Kubica, autoras de tríleres psicológicos de sucesso, já manifestaram os seus elogios sobre esse romance, que esperemos que a Suma de Letras apresente também aos leitores portugueses.

5 comentários:

André Silva disse...

Parece ser bastante interessante.

Alexandra Guimarães disse...

Gostava muito de ler este livro. É um género literário que gosto e a sinopse deixou-me curiosa. Infelizmente, não li também o anterior livro do autor.

Clara Duarte disse...

Este tenho mesmo que ler.

mm disse...

Adorei mesmo... ��

Fátima Martinho disse...

Adorava ler este livro, está na minha lista de próximas leituras, adoro este genro literário e pelo que aqui li deve ser muito a meu gosto.