quarta-feira, 17 de julho de 2019

"Património Natural do Mundo", uma colecção exclusiva do Círculo de Leitores

O Círculo de Leitores apresenta "Património Natural do Mundo", uma colecção exclusiva em seis volumes que visa levar o leitor numa viagem pelos cenários naturais mais impressionantes do Planeta.
Esta colecção é uma celebração das riquezas naturais do nosso planeta, selvagens e sensíveis, em constante desafio às alterações climáticas. Com uma cuidadosa selecção de imagens de fotógrafos especializados, é-nos apresentada uma selecção dos mais belos parques nacionais, regiões protegidas e reservas da biosfera. Cada país revela os seus melhores segredos, quando nos afastamos das zonas urbanas e chegamos ao interior tranquilo e por vezes inóspito, ou ao aprazível e por vezes selvagem litoral. Observar e ler cada página é embarcar numa odisseia que nos deixa sem fôlego e nos faz descobrir os locais mais selvagens e exóticos, bem como os ecossistemas com a maior biodiversidade, a nível mundial.

«Somos a primeira geração a compreender as alterações climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a esse respeito»
António Guterres, Secretário-geral da ONU, citando Petteri Taalas, da Organização Mundial de Meteorologia.
O 1.º volume já está à venda, é relativo à Europa do Sul e tem o seguinte texto sinóptico:
O densamente povoado sul da Europa tem para oferecer, não apenas tesouros culturais de renome mundial, como também abundante natureza intocada: inúmeros parques nacionais e zonas protegidas contribuem para a conservação de regiões fascinantes, com a sua fauna e flora tão ricas em espécies.
Espécies animais raras e ameaçadas pela extinção, como ursos, lobos, cegonhas e águias-pesqueiras, encontram, em vastas regiões de floresta e fluviais e no remoto mundo montanhoso, um habitat à sua medida. Os glaciares alpinos franceses, o tremendo Maciço do Monte Branco e os Pirenéus contrastam magistralmente com a paisagem idealizada da Provença ou da Costa Azul. Também a costa atlântica do norte de Espanha ou o Algarve, a Serra Nevada coberta de neve ou o fértil vale do Douro, juntamente com as ilhas das Canárias, da Madeira e dos Açores, compõem a natureza multifacetada do Sul. Desde sempre, somos maravilhados pela paisagem da Toscana, são míticos o Vesúvio e o Etna e inacessíveis as Dolomitas. Montanhas como o Olimpo e o Parnasso inspiraram a arte e a literatura. Em países como a Albânia, Bulgária, Croácia ou Eslovénia, a natureza surge ainda mais intocada, o mundo selvagem ainda mais intenso; aqui dominam penhascos agrestes, colinas solitárias, vales romanticamente intactos.

Floresta Laurissilva da Madeira - Património Mundial da UNESCO (Fotos: DR)
O 6.º título da colecção Património Natural do Mundo está previsto ser publicado em Fevereiro de 2020.
Para adquirir este livro exclusivo do Círculo de Leitores, acede a www.circuloleitores.pt, ou faz a reserva através do e-mail correio@circuloleitores.pt ou visita a página de Facebook.

1 comentário:

Nuno Antunes disse...

Gostaria de ler e ver estas lindas fotografias!