segunda-feira, 29 de julho de 2019

Biografias de Jung e Jorge Amado chegam às livrarias

A Relógio D'Água faz chegar amanhã às livrarias Memórias, Sonhos, Reflexões, a biografia de Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica.
No final de Agosto é a vez de a Dom Quixote publicar outra biografia, a do escritor brasileiro mais famoso e lido em todo o mundo. Jorge Amado - Uma Biografia é da autoria da jornalista e historiadora brasileira Joselia Aguiar.
Este livro é a biografia de um dos psiquiatras mais influentes dos tempos modernos, e foi realizada a partir dos seus discursos, conversas e escritos. Na Primavera de 1957, quando tinha 81 anos, Carl Gustav Jung decidiu narrar a sua vida.
Memórias, Sonhos, Reflexões é o resultado desse desejo, sendo composto por conversas com a sua colega e amiga Aniela Jaffé e por capítulos escritos pelo próprio Jung, entre outros materiais.
Jung escreveu as páginas finais do manuscrito dias antes de morrer, a 6 de Junho de 1961, o que torna este livro uma reflexão única sobre a vida e a obra do autor.

Com acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes, amigos e outros escritores, além de exaustivas entrevistas e pesquisas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, o livro retraça a história de um dos mais populares escritores do século XX.
Um homem que, saído da Bahia, se tornou cidadão do mundo, amigo de personalidades como Sartre e Saramago, foi traduzido para dezenas de idiomas. Autor de clássicos da literatura que apaixonaram também muitas gerações de leitores portugueses, como Capitães da Areia, Tieta do Agreste, Jubiabá, Dona Flor e seus dois Maridos e Gabriela, Cravo e Canela, com livros que se tornaram sucesso do cinema e da televisão, Jorge Amado tem aqui a sua vida - de homem, de celebridade - recontada com elegância, precisão e fluência quase romanesca.

Sem comentários: