sexta-feira, 26 de julho de 2019

Seis livros a sair em breve

Três Mulheres, de Lisa Taddeo
Uma fascinante narrativa sobre a vida sexual de três mulheres americanas, fundamentada num rigoroso trabalho jornalístico, empreendido por Lisa Taddeo. o desejo emociona-nos e atormenta-nos; controla os nossos pensamentos, destrói as nossas vidas, porém, pouco falamos sobre ele. Qual força submersa em nós, o desejo não sido devidamente explorado.
Lisa Taddeo numa interessante pesquisa jornalística, realizada ao longo da última década, viajou pelos Estados Unidos onde conheceu mulheres comuns de diferentes origens e regiões, e traz-nos agora um retrato profundo e inovador do desejo.
Três Mulheres é o retrato inovador do desejo erótico, expondo a fragilidade, a complexidade e as desigualdades com que a mulher se confronta no relacionamento sexual. Uma obra sem precedentes escrita com grande profundidade e um poder emocional intenso.

A Cereja Dela, de Penelope Bloom
William
Como é que a conheci a Hailey? Bem, um cavalheiro não se deve gabar… Felizmente, de cavalheiro não tenho nada. Primeiro, paguei para ter a cereja dela. A seguir, desflorei-a. Depois disso? Deixei-lhe o meu cartão de visita e saí cheio de atitude. Pode dizer-se que houve ali faísca…
Hailey
Como é que conheci o William? Ele entrou na minha confeitaria, comprou uma tarte de cereja, roubou uma jarra de flores (ainda não percebi porquê) e deixou-me o cartão dele.
Antes que vos diga o que fiz ao cartão, quero esclarecer um ponto: O William não podia ter aparecido num momento pior. A confeitaria estava a falhar. O meu horrível ex não me deixava em paz. Ah, e eu era uma virgem de 25 anos, o que fazia de mim alvo do massacre dos meus amigos… Resolver esse probleminha com o William seria como matar uma mosca com um martelo. Um tanto excessivo…mas…tão bom. William era super sexy - a ponto de levar as mulheres a fazerem tolices. A ponto de me provocar pensamentos parvos… Por isso…liguei-lhe.
Talvez tenha sido um erro. Talvez estivesse a abrir a porta a um desastre. Percebi logo que estava em apuros quando ouvi a sua risadinha sensual ao telefone e ele disse: Fazes entregas em casa?


Sinta-se Rico e Fique Rico, de Suh Yoon Lee e Jooyun Hong (a publicar em Setembro)
Imagine que está numa esplanada com vista para o deslumbrante Lago Como, em Itália. Mal pede o café, começa a imaginar a conta… e todo o prazer se esvai num instante. Foi mais ou menos assim que se sentiu a premiada jornalista Jooyun Hong antes de entrevistar pela primeira vez Suh Yoon Lee - a Guru das Finanças da Coreia, consultora dos maiores milionários daquele país (mais precisamente do restrito grupo de 1% dos mais ricos).
A jornalista - então a trabalhar como diretora de relações externas da McKinsey -, há muito que queria conhecer a famosa guru. Sabia que Suh Yoon Lee tinha há muito desaparecido do mapa. Conselheira dos fundadores (e filhos de fundadores) das maiores corporações coreanas, um dia chegou à conclusão de que estava a contribuir para aumentar o fosso entre ricos e pobres. E retirou-se de cena.
Agora, no entanto, era diferente. Ao escrever um livro, a guru poderia ensinar qualquer pessoa a enriquecer - e não apenas os seus clientes. Por isso, ao longo de vários meses, foi passando à jornalista os seus segredos. Cujo ponto de partida era apenas um: a emoção certa.
Imagine-se agora outra vez naquela maravilhosa esplanada. Quando chegar a conta, em vez de lamentar o preço, pense para consigo: vou pagar de qualquer maneira; e tenho dinheiro para pagar. Posso simplesmente usufruir da minha riqueza - por pequena que seja.

A Revolta de Atlas (Volume 3), de Ayn Rand
Na mitologia grega, o titã Atlas recebe de Zeus o castigo eterno de carregar sobre os ombros o peso dos céus.
Neste romance de Ayn Rand, os pensadores, os inovadores e os indivíduos criativos suportam o peso de um mundo decadente enquanto são explorados por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho e da produtividade e que se valem da corrupção, da mediocridade e da burocracia para impedir o progresso individual e da sociedade.
Mas até quando irão aguentar?
Mistura de thriller nas altas esferas e de reflexão filosófica sobre o Estado e o indivíduo, A Revolta de Atlas resume a filosofia de Ayn Rand numa história que integra de forma magistral questões relacionadas com a ética, a metafísica, a epistemologia, a política, a economia e o sexo.
Se quer ler um único livro e entender a visão de mundo de Rand, este é o livro.

Abismo, de Yrsa Sigurdardóttir
À medida que a intriga progride, as personagens ganham grande densidade e mistério.
O segundo volume da série DNA, que consagrou a dupla formada pelo detetive Huldar e a psicóloga infantil Freyja, conta a história do aparecimento de uma cápsula do tempo, doze anos após a violação e o assassínio de uma rapariga em Hafnarfjördur. Dentro da cápsula são encontradas cartas escritas por crianças que, em idade escolar, imaginam como será a Islândia em 2016, e o que acontecerá nesse ano. Mas, no meio delas, é encontrada uma mensagem anónima, com uma lista de iniciais das pessoas que virão a ser assassinadas no mesmo ano.
Só quando partes de corpos recentemente decepados começam a ser descobertas nos sítios mais insólitos é que surge a hipótese de que estas possam estar relacionadas com os nomes da lista e com um crime antigo a que se seguiu outro crime - um processo corrupto. Este livro impressionou críticos e leitores, e atingiu o primeiro lugar de vendas na Islândia.

Demian, de Hermann Hesse (a publicar em Setembro)
Publicado em 1919, com o pseudónimo Emil Sinclair, Demian conta-nos a história de uma difícil caminhada para a maturidade, que culmina nos dias sombrios da Primeira Guerra Mundial. Os seus protagonistas - o enigmático Max Demian e o narrador, o jovem Emil Sinclair - erguem, ao longo das páginas deste romance, um inesquecível grito de revolta contra os processos de uniformização então predominantes e contra a barbárie massificada que viria a constituir a marca mais característica do século XX.
Demian é um brilhante retrato psicológico de alguém que rompe com as convenções sociais em busca da realização espiritual e do autoconhecimento. Influenciado pelas ideias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica, mas também pela sabedoria oriental, Hesse interroga-se acerca da natureza humana, com as suas contradições e dualidades, e aborda muitos dos seus temas característicos, alguns dos quais haveria de retomar em Siddhartha.
Romance cuja influência Thomas Mann comparou à de Werther de Goethe, Demian continua a marcar gerações de leitores, pois, como todas as obras-primas, a mensagem que contém é de perene interesse.
O mais admirável êxito de Hesse e um dos mais importantes livros do século XX.

Sem comentários: