quarta-feira, 10 de julho de 2019

Suma de Letras publica «1793», do autor sueco Niklas Natt och Dag

No seu romance de estreia, 1793, o sueco Niklas Natt och Dag pinta um retrato convincente do final do século XVIII em Estocolmo. Através dos olhos dos diferentes narradores, o verniz em pó e a pintura da época são retirados para revelar a realidade assustadora, mas fascinante, escondida além dos factos secos dos textos de História. Com um pé firmemente cravado na tradição literária e outro na literatura de suspense, este autor cria um género inteiramente novo de tríler histórico sugestivo e realista.

Sinopse
1793, Estocolmo. Quatro anos após da tomada da Bastilha e mais de um ano depois da morte de Gustavo III da Suécia, as guerras estrangeiras esvaziaram os tesouros e a nação é governada com mão de ferro pelo senhor do reino. Na esteira do falecimento do velho rei, a confiança transformou-se num bem escasso. A paranóia e as conspirações sussurradas abundam em todos os cantos. Uma promessa de violência estala no ar enquanto os cidadãos comuns se sentem cada vez mais vulneráveis aos caprichos dos que estão no poder.
Quando Mickel Cardell, um ex-soldado aleijado e ex-guarda noturno, encontra um corpo mutilado flutuando no lago malcheiroso da cidade, sente-se compelido a dar ao homem não identificado um enterro condigno. Para Cecil Winge, um brilhante advogado que é também detetive consultor na Polícia de Estocolmo, um corpo sem braços, pernas ou olhos é um enigma formidável e uma última oportunidade de acertar as coisas antes de perder a sua batalha com a morte. Juntos, Winge e Cardell vasculham Estocolmo para descobrir a identidade do corpo, encontrando o lado sórdido da elite da cidade.
1793 retrata a capacidade de se ser cruel em nome da sobrevivência ou da ganância - mas também a capacidade para o amor, a amizade e o desejo de um mundo melhor.

Elogios da crítica
«Complexo e rico. Além dos personagens fascinantes, a maior força de Natt och Dag pode estar na selecção dos pormenores que usa para descrever uma cidade com dois séculos de história. Este é o primeiro romance publicado de Natt och Dag, mas parece demasiado habilidoso e seguro para ser a sua primeira obra.»
New York Journal of Books

«Um mistério histórico soberbamente pormenorizado.»
Irish Times

«Um romance de estreia notável. A mais recente sensação escandinava.»
Sunday Times

«No seu romance de estreia, Natt och Dag examina os efeitos de um assassinato brutal sobre aqueles que o investigam - e explora as causas psicológicas do crime... Arrepiante e instigante. Implacável, bem escrito, impossível de largar.»
Kirkus

«É cedo para escolher os melhores livros do ano, mas 1793, a estonteante estreia de Niklas Natt och Dag, será, com certeza, um deles.»
The Washington Post

Sem comentários: