domingo, 21 de agosto de 2011

O Rapaz do Pijama às Riscas - O Livro e o Filme

O LIVRO

Sinopse:  
Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. 
Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…


Opinião: 
Mais um pequeno grande livro. 
Actualmente contar às crianças/jovens o que foi o Holocausto, é já por si uma tarefa complicada. Se bem que nos tempos modernos as crianças estão mais interessadas na Wii ou no jogo de computador x e y. Outra coisa é contar "em tempo real" que o Holocausto está decorrendo! 
Acho este livro uma excelente iniciação para um adolescente, seja como forma de resposta de um pai ou mãe a uma provável pergunta de um filho, sobre, afinal o que foi o Holocausto? 
Aliais, este é mesmo um livro juvenil, e a mensagem está muita definida, tanto na escrita simples, como na utilização de várias figuras de estilo: anáfora, paradoxo, metáfora e essencialmente o eufemismo. 
A ingenuidade e ironia de Bruno foi simplesmente o que mais me cativou neste livro.
As perguntas que Bruno faz, na sua total inocência põe o leitor a pensar, e no fim, a concordar com este menino.
O final do livro estará na minha mente por alguns tempos.

Um livro que recomendo a pequenos e a graúdos.


O FILME

Trailer
Opinião:
Já vi vários filmes em que a temática é o Holocausto e entre eles o que mais me marcou foi "A Lista de Schindler". Este é apenas mais um, só que o interessante é que é através dos olhos de uma criança que nos é dado a ver o que foi este período negro da nossa história.
Há o paralelismo Humano vs Monstro captado na perfeição. Achei muito bem adaptado, pois está em conformidade na sua essência com o romance de John Boyle.

Quando estava no livro e as últimas cenas foram descritas, estas imagens fitaram o meu imaginário e fiquei bastante curioso para vê-las em 2D. E claro no filme, as cenas finais são brilhantes mas ao mesmo tempo aterrorizantes..

Vale mesmo ver! 


4 comentários:

The fanatic reader disse...

Grande filme, mas acima de tudo, grande livro. Um dos melhores deste século.

poeta_rural disse...

este filme descreve-se numa palavra: fantástico!

Domqf disse...

Também haveria de ser uma boa obra, se o cenário fosse a Causa Palestina, com a vantagem sobre o Holocausto, por não precisar ser explicada, pois está presente.

FLAMES (Mariana e Roberta) disse...

um final terrível...até me arrepio só de me lembrar...