segunda-feira, 17 de junho de 2013

Kofi Annan (Biografia)

Nasceu em Gana, em 1938, e é uma das figuras de maior relevo quando se fala em Pacifismo Mundial. Durante uma década (1997-2007) foi Secretário-Geral das Nações Unidas, o sétimo a ascender ao egrégio posto. Em 2001, Kofi Annan foi distinguido com o Nobel da Paz “por seu trabalho por um mundo melhor organizado e mais pacífico.” Ao conceder-lhe o Prémio, o Comité afirmou que Kofi Annan "se distinguiu por dar uma nova vida à Organização".
Não sendo de todo uma figura que gera consensualidade de opiniões, enquanto esteve na ONU ocorreram alguns episódios envolvendo o seu nome e reputação, que despoletaram alguma pressão política sobre Kofi Anan, por exemplo nos casos que envolveram Ruud Lubbers e Kojo Anan, e nas admoestações que o alto oficial tornou públicas, nos seus discursos, entre as difíceis relações entre os Estados Unidos e as Nações Unidas.
Annan nasce no seio de uma família aristocrática. Estudou num internato para a classe alta, e na Universidade de Ciência e Tecnologia de Kumasi. Em 1958 deu início aos seus estudos em Economia, no Macalester College, Minnesota (EUA), terminando o Bacharelato em 1961. Terminou o curso na Suíça, de 1961 a 1962, e começou a trabalhar exercendo a função de Diretor de Orçamento, na Organização Mundial de Saúde, em Genebra. Exerceu funções na ONU, no final dos anos 80, e permaneceu na Organização durante quase duas décadas, ora como Subsecretário-Geral para Planeamento de Programas, Orçamento e Finanças e de Controlador (1990 –1992), ora a chefiar Operações de Manutenção da Paz (1993 –1996). Foi nomeado, a 13 de Dezembro de 1996, Secretário-Geral da ONU, e durante os dois mandatos os seus objectivos estiveram centrados na paz mundial, sempre pelo caminho das negociações e nunca por intermédio de intervenções radicais das forças armadas. A primeira grande iniciativa de Kofi Annan foi o seu programa de reforma: "Renovar as Nações Unidas", que foi apresentado aos Estados Membros, em Julho de 1997. Este programa continua a ser aplicado ainda hoje.
Outra actividade que Annan motorizou, durante o seu mandato, em Abril de 2001, foi a criação de um Fundo Global de Luta contra a AIDS, Tuberculose e Malária, para ajudar os países em desenvolvimento a confrontarem a crise. Kofi Annan também trabalhou com inúmeros países árabes e muçulmanos sobre os direitos humanos. O diplomata nascido em Gana, testemunhou a promulgação para estabelecer o Dia Mundial do Combate ao Diabetes.
Foi em 2006 que Annan fez o discurso de despedida aos líderes mundiais reunidos na sede da ONU em Nova York. No discurso ele pediu aos Estados Unidos para voltarem a seguir a doutrina Truman que diz que "a responsabilidade dos grandes Estados é servir e não dominar os povos do mundo". Ele também disse que os Estados Unidos devem manter seu compromisso com os direitos humanos, "inclusive na luta contra o terrorismo."
Após a sua carreira na ONU, Kofi Annan regressou a Gana, e tem participado em inúmeros projetos de carácter educacional e social. Annan é casado atualmente com Nane Maria Annan e é pai de três filhos.

"Sem progresso, não há paz. Sem paz, não há progresso." Kofi Annan

(Texto publicado na secção 'Biografia', na edição de Junho de 2013, da Revista Progredir)

Sem comentários: