sábado, 25 de janeiro de 2014

«Contagem Descrente» do escritor John Wolf é lançado a 1 de Fevereiro

 
de John Wolf
 
Data Publicação: Dez. 2013
Páginas: 139
Editora: Chiado Editora
Coleção: Viagens na Ficção 
 
O lançamento da obra acontecerá na FNAC Algarve Shopping Guia - Sábado, dia 1 de Fevereiro 2014, às 17h.
 
sinopse
“O manual de instruções de uma passadeira de fitness ganha vida e questiona as intenções do utente, a ligeireza da perda de peso por oposição à profundidade da vida.
Um bombista suicida gay que decide arrasar com o quartel e o general traiçoeiro − o fundamentalismo político ou religioso cede lugar às razões de peito, de paixão e do amor. O encontro marcado de mulheres que procuram resolver diferendos antigos, mal-entendidos de café. As mulheres envolvidas na discussão chamam-se todas Sofia. São todas umas Sofias. Saíram-nos cá umas Sofias. A triste figura de um quarentão, bonacheirão que não consegue emancipar-se da mãezinha. Quando um dia ganha a coragem para o fazer, entorna ainda mais o caldo: agarra-se à saia da madrinha” – estes são alguns dos territórios por onde viajam os personagens e as narrativas irónico-filosóficas de John Wolf. O vai e vem entre a terra e os céus balança o leitor entre várias dimensões, gerando náuseas ou felicitações.

"um escritor apaixonado pelas possibilidades da linguagem e a surpresa da narrativa" – Richard Zimler

"Se há autores inclassificáveis no panorama literário português, John Wolf é um deles: escritor de longo fôlego e águas profundas, de humor satírico e nada complacente para com a literatura, que é, para ele, um assunto sério e um gesto ético." - Maria João Cantinho

O autor
John Wolf nasceu em Madrid (1970) e tem nacionalidade norte-americana. Estudou relações internacionais, mas de pouco serviu, dado o caos em que se encontra o mundo. No seu ADN encontram-se vestígios de russos, portugueses, persas e alemães. Vive em Portugal desde os anos 80. É autor do livro Portugal Traduzido (Edições Zaina, 2008) – um ensaio crítico sobre a condição económica, política e social do país, pensado e escrito ainda antes de a crise ganhar a sua intensa expressão − e da obra de ficção A Reforma do Palhaço e Sete Contos (Edições Cosmos, 2011) – uma novela que coloca em cena Salazar, a sua alegada filha e um palhaço africano. É blogger destacado no Estado Sentido e foi cronista da revista Maxim. O seu discurso narrativo já passou em televisão quando foi comentador no canal Eurosport; teve diversas profissões, como intérprete de conferência, actor, tradutor, cavaleiro em apresentações de equitação clássica ou consultor de comunicação. John Wolf acrescenta ainda outras valências atípicas: sobreviveu a um desastre aéreo na América, partindo o tornozelo esquerdo, e a uma queda de uma égua que lhe custou a fractura do fémur direito. O autor é um potpourri literário – como alguém o apelidou –, um contador de estórias que discorre de um modo particularmente invulgar e cativante para alguns leitores.


 

Sem comentários: