sábado, 26 de dezembro de 2015

O livro que deu origem ao filme «A Rapariga Dinamarquesa» («The Danish Girl»)

Baseado na história verídica do pintor dinamarquês Einar Wegener, The Danish Girl / A Rapariga Dinamarquesa, de David Ebershoff, obra publicada pela primeira vez em Portugal em 2000, pela Editorial Teorema, e no final de 2010 pela Porto Editora, agora, aquando da sua adaptação ao grande ecrã, o livro é alvo de relançamento.

Sinopse
Um retrato terno e comovente sobre um amor que desafia todos os limites.

Tudo começa com um simples pedido. A modelo que Greta está a pintar cancelou a sessão agendada, na altura em que faltam apenas alguns pormenores para a conclusão do quadro. A pintora pergunta então ao marido se se importa de calçar umas meias e sapatos de senhora por alguns momentos, para ela poder finalizar os últimos detalhes.
Este pequeno favor irá trazer consigo uma série de transformações à vida de Einar, que descobre em si uma identidade até então desconhecida. Com elas, começa uma das mais apaixonantes e invulgares histórias de amor do século XX.

A Porto Editora disponibiliza, para leitura imediata, as primeiras páginas do livro, aqui.
O autor
David Ebershoff lecionou Escrita Criativa nas universidades de Nova Iorque e de Princeton e é atualmente professor no curso de pós-graduação em Literatura na Universidade de Columbia. É também editor da Random House, nos EUA, e reside em Nova Iorque.
As obras do autor têm merecido a aclamação da crítica e estão traduzidas em 18 línguas.
Além de A Rapariga Dinamarquesa, a Porto Editora publicou do autor, em 2011, A 19.ª Esposa, obra finalista de vários prémios literários, nomeadamente, o Utah Book Award, o Galaxy British Book Award e o Ferro-Grumley Award.
Para mais informações sobre o autor visita www.ebershoff.com.

O Filme
Realizado por Tom Hooper, do elenco fazem parte os actores Alicia Vikander, Amber Heard e Eddie Redmayne, este último vencedor do Oscar de Melhor Actor por interpretar o físico Stephen Hawking no filme The Theory of Everything / A Teoria de Tudo (também baseado num livro, Viagem ao Infinito). Em Portugal, o filme A Rapariga Dinamarquesa (no Brasil o título é A Garota Dinamarquesa) tem estreia marcada para 31 de Dezembro. (Ver trailer)

1 comentário:

Denise disse...

Muito curiosa com o livro e com o filme.