quinta-feira, 30 de novembro de 2017

«O Lápis Mágico de Malala», de Malala Yousafzai e Kerascoët

Data de publicação: 16-11-2017
N.º de páginas: 48
Eu sou Malala. Sempre desejei contribuir para que o mundo seja um lugar mais pacífico.

O Lápis Mágico de Malala é a história encurtada e aligeirada, contada na primeira pessoa, de uma menina paquistanesa que cresceu num mundo onde as mulheres deveriam ficar caladas. Mas Malala Yousafzai, uma criança corajosa e que sempre desejou «contribuir para que o mundo seja um lugar mais pacífico», recusou-se a ficar em silêncio.
Quando ela era mais nova, costumava ver um programa na televisão sobre um menino que tinha um lápis mágico. A ideia de poder proteger e transformar a vida das pessoas que precisavam de ajuda, «para tornar as outras pessoas felizes», era para Malala uma ideia-fixa.
Com o passar dos anos, ela aplicou-se nos estudos: «A escola era o meu lugar preferido». Contudo, em 2012, um acontecimento tenebroso fez com que o seu sonho fosse quase desfeito para todo o sempre: os talibãs, ao tomarem posse da região onde ela e a família viviam, entre outras limitações desumanas, proibiram todas as raparigas de frequentar a escola. Mas Malala, educada a defender os valores e sonhos em que acredita, não baixou os braços, pois para ela o direito à educação é irrevogável.

A minha voz tornou-se tão poderosa que os homens perigosos tentaram silenciar-me. Mas falharam.

O Lápis Mágico de Malala revela uma história única e inspiradora. Através de um texto simples, parco em caracteres mas pleno de simbolismo, Malala conta a sua história de forma resumida, mas tem o cuidado de não revelar em demasia os acontecimentos mais trágicos da sua vida, para não ferir a sensibilidade e ingenuidade do público-alvo desta obra: o infanto-juvenil.
A premissa de mudar o mundo com um lápis mágico é desenvolvida com sucesso, não só através da narração mas também com a parte visual do livro. As aguarelas que acompanham grande parte da história, da autoria de Kerascoët (uma dupla de ilustradores franceses: Marie Pommepuy e Sébastien Cosset), comunicam com grande subtileza as diversas emoções que a protagonista foi vivenciando, conforme cada momento por que passou.
Esta obra infantil é, portanto, um livro que passa mensagens importantes que desde tenra idade os pré-leitores devem estar já cientes.
Para quem deseja conhecer em pormenor a biografia inspiradora desta jovem agora com vinte anos, a Editorial Presença tem já publicado os livros Eu, Malala (2013) e Eu Sou Malala (2015).

1 comentário:

Arnaldo Santos disse...

Malala Yousafzai, que foi Prémio Nobel da Paz 2014, "pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação", sendo a pessoa mais nova a ser laureada com um Prémio Nobel, é a autora deste ótimo livro. Recomendo-o.