segunda-feira, 26 de agosto de 2019

«Nada é Assim Tão Grave», de Rafael Santandreu

Editora: Pergaminho
Data de publicação: 19-07-2019
N.º de páginas: 264
No seu novo livro, Rafael Santandreu (n. 1969) apresenta um rol de ferramentas de autoterapia baseado em princípios de Psicologia Cognitiva, de Psicologia Comportamental e de mindfulness de terceira geração.
Nos primeiros capítulos de Nada é Assim Tão Grave, o autor, um dos psicólogos mais reputados de Espanha, enfatiza a ideia de que qualquer mudança pessoal requer esforço e prática, e explica-nos o por quê de o ser humano ter muita dificuldade em fazer algo muito simples, mas indispensável caso queira ganhar força emocional: renunciar ‒ o principal instrumento da felicidade.
Apresentando uma tabela esclarecedora em que o leitor possa se basear para escrever os seus próprios dilemas pessoais, criando em cada perturbação que surja um novo panorama positivo e benefício associado, Santandreu faz-nos entender que a renúncia consciente nos ensina que podemos ser felizes em quaisquer circunstâncias: «Somos nós, através do nosso diálogo interior, que damos origem às emoções.» Este exercício prático é indicado para qualquer situação que possa nos perturbar: pessoal, profissional, amorosa ou outra.
O capítulo que antecede o início da segunda parte deste guia que nos motiva a exercitar a nossa musculatura emocional, é dedicado à análise de comportamentos de personalidades excepcionais (como Michael J. fox, Stephen Hawking e Gandhi) que viram nas suas adversidades oportunidades gigantes para desenvolverem o seu potencial enquanto seres humanos.
Rafael Santandreu é categórico a afirmar que na realidade, a maior parte das adversidades que nos surgem tendem a nos afectar muito pouco, mas como estimulamos um diálogo interior negativo, elas nos provocam ansiedade e outros mal-estares.
Até ao final do livro são apresentados dicas e exercícios práticos para que o leitor: consiga lidar bem com pessoas difíceis; elimine a ansiedade de rendimento laboral; saiba o que mudar no seu pensamento para ver sempre a perda como uma oportunidade; etc.
A importância dos mantras, das visualizações e afirmações positivas, o significado de conceitos como BTF e ATF, bem como o sistema que o psicoterapeuta espanhol emprega na sua prática clínica para tratar o medo do medo (ansiedade), é-nos explicado passo a passo, através de uma linguagem simples e dinâmica, ilustrada com exemplos inspiradores de ex-pacientes seus e da sua própria vida.
Em suma, Nada é Assim Tão Grave (traduzido para português por André C. Fernandes a partir de Nada es tan terrible) é um excelente manual prático acerca de como funciona a nossa mente e, acima de tudo, um livro com potentes ferramentas para podermos mudar de “cenário” e começar a viver bem, ou pelo menos, melhor com as adversidades. Um livro para ler e reler.
Do mesmo autor encontram-se publicados em Portugal, também com o selo da Pergaminho, A Arte de Não Amargar a Vida (2012), Os Óculos da Felicidade (2015) e Depois de Ser Feliz no Alasca (2017).

Excertos
«A abundância da vida exige que saibamos ser felizes em quaisquer situações: o importante é renunciar e criar novos panoramas.» (p. 30)
«Quando nos negamos a renunciar a algo ficamos encarcerados numa jaula mental capaz de gerar todo o tipo de ansiedade.» (p. 31)
«As pessoas mais fortes e felizes são capazes de desfrutar de tudo, mesmo que estejam a braços com uma doença grave.» (p. 43)
«Quando vivemos de maneira despreocupada, felizes e realizados, as coisas boas vêm ao nosso encontro por estarmos disponíveis para as receber.» (p. 59)
«Só pode chamar “amigo” a alguém com quem se tenha zangado e reconciliado.» (p. 169)

3 comentários:

André Silva disse...

Parece ser bastante interessante.

Arnaldo Santos disse...

Um excelente manual prático, com potentes ferramentas para começar a viver bem melhor com os problemas. Livro aconselhável.

Cátia Santos disse...

Este livro deve ser super interessante! :)