sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Gatos e mais gatos - Doris Lessing

Opinião:
Este é um livro temático, como o titulo assim sugere, e pelo que deu para entender, é um registo autobiográfico. Doris Lessing é uma grande admiradora de gatos e esse gosto vem desde a sua infância passada em África, até a sua ida para Londres.
Alguns dos gatos retratados no livro são a Gata cinzenta e a Gata preta, cujos nomes não são mencionados. A rivalidade entre os dois felinos e todas as peripécias e ciúmes foram engraçadas de ler.

Gostei da escrita fluída, sem floreados, breve e concisa, que não compromete, pois não faz referências a mais ninguém senão aos gatos que se cruzaram e acompanharam a sua vida. A empatia da autora com os felinos é notória.
Foi o primeiro livro da autora que li e que deixou boa impressão. Contudo é um livro ligeiro, sem quaisquer pretensões. Fiquei com a sensação de não conhecer totalmente a Doris escritora, mas mais, a Doris pessoa.

É sabido que a autora prémio Nobel tem mantido o contacto com os gatos até aos dias de hoje.

Sobre a autora:
Doris Lessing nasceu em 1919 no Irão, filha de pais ingleses, e viveu vários anos no actual Zimbabué antes de se mudar para Inglaterra em 1949. O seu primeiro romance foi publicado em 1950 e alcançou grande sucesso na Europa e nos EUA. Desde então já publicou mais de 50 livros, entre romances, contos, poesia, teatro e não ficção, tendo-se tornado uma das escritoras contemporâneas mais aclamadas. Ao longo da sua carreira foi distinguida com diversos prémios, incluindo o prémio Príncipe das Astúrias e o David Cohen British Literature Prize em 2001. Em 2007 a Academia Sueca atribuiu-lhe o Prémio Nobel da Literatura.

2 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Ainda não li nada da Doris Lessing. Mas este teu post veio recordar-me a necessidade de o fazer...
Caro amigo Miguel, tem um bom Domingo.
Abraço.

Teté disse...

Tenho este na minha estante, à espera de ser lido. Hei de arranjar um tempinho para ele, embora, tal como tu, nunca tenha lido nada desta escritora laureada com o Nobel da Literatura... :)