quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Desgraça - J. M. Coetzee

Editora: Dom Quixote
Nº de páginas: 240
Ano de publicação: 1999


Desgraça, romance publicado primeiramente em 1999, narra a história de David Lurie, um professor universitário de Cape Town, na África do Sul, que leciona Literatura e Comunicação. 
É um homem de meia-idade, divorciado e que vive só. Para saciar a sua líbido ele encontra-se amiúde com uma prostituta, alimentando o seu desejo promíscuo e inerente. Quando esta mulher que proporciona-lhe prazer afasta-se do seu caminho, David retoma ao seu pacato quotidiano. 
É então que uma aluna sua, Melanie, subitamente o desperta e seduz, pelo simples instinto de tornar esse corpo fresco e jovem, seu.
Este envolvimento professor-aluna, para não falar da questão matemática das idades, causa-lhe a expulsão da universidade, além de reacções moralistas, estereotipadas e precavidas de ignorância, vindas das pessoas do seu círculo próximo, colegas, vizinhos, familiares.
Desiludido e querendo deixar a humilhação para trás, decide se refugiar no campo, onde vive a sua filha Lucy.
Todavia a desgraça tende a persegui-lo…
A sua filha cultiva a terra, tratando dos animais e vive em tolerância com os seus vizinhos de raça negra. É uma mulher aprisionada ao seu eu, amedrontada com os seus problemas interiores e acomodando-se a uma vivência de redenção. Tomando conhecimento da submissão da filha, David confronta-a e pede para que ela volte para a cidade junto com ele. Mas Lucy é de índole forte e persiste na sua convicção em ficar.
A partir desta parte do livro, uma desgraça abala novamente, não só a vida David, mas a de Lucy. O professor passa de culpado a inocente, em duas desgraças diferentes, uma passada na cidade, outra no campo, sendo o sexo, o elo comum entre essas desonras. 
O sexo como um veículo ao prazer, consentido entre os seus praticantes, versus, o sexo como expressão de vingança, violência e acto forçado.
Em pano de fundo, mas notório para perceber os acontecimentos decorridos nesta obra, temos o período pós-Apartheid na África do Sul, e suas consequências após extinção, ou seja, a vingança da parte dos negros, que viveram tempos de humilhação.
Li muito recentemente uma biografia de Nelson Mandela (ver aqui), e tomei conhecimento do antes, durante e do após apartheid, dos acontecimentos que fizeram derrubar esse sistema político e do erguer de um novo país, pelas mãos e ideias de Nelson Mandela. Portanto, tinha já assente os ideiais por trás deste tema, que Coetzee apresenta e testemunhou, pois este é um romance de cariz autobiográfico.
Um livro com uma história forte, intensa, aflitiva, com personagens imprevisíveis e densas psicologicamente. 
Em suma, Desgraça é um livro indispensável ao leitor exigente, que não dispensa um livro com qualidade.
É um livro excelente para ler agora nos dias frios.

5 comentários:

Cintia disse...

Parece ser uma boa recomendação de leitura... livro que pelo que entendi vivencia os dramas enfrentados pelo ser humano... Vou colocar na minha lista ;)

Anónimo disse...

Olá Miguel Pestana,

Costumo visitar o seu blogue e em especial as suas opiniões sobre os livros que lê.

O seu blogue prima pela diferença. Continue

NLivros disse...

Olá Miguel!

Eis um livro que adorei!

http://nlivros.blogspot.com/2008/07/desgraa-jm-coetzee.html

Anónimo disse...

Uma das melhores opiniões que já li sobre este livro. É dos meus preferidos também.
Continue com o belo trabalho que tem feito no blogue.

Carlos Valente

Miguel Pestana disse...

Obrigado Carlos pelo seu estímulo. Ei de seguir, com certeza.