sexta-feira, 21 de novembro de 2014

«Ícaro», de Federico Delicado

Editora: Kalandraka
Data Publicação: 21/11/2014
N.º de Páginas: 40

Como a maior parte dos livros bem conseguidos, a simplicidade de Ícaro é o aspecto mais relevante a destacar. A história deste livro de Federico Delicado (n. 1956), obra vencedora do VII Prémio Compostela para Álbuns Ilustrados em 2014, desenvolve-se e é dada a conhecer a quem a lê em dois planos diferentes. Por um lado vamos acompanhando através do metafórico e intenso texto, e das ilustrações a cores vivas, o antes de de uma família de seres humanos se transformar de dia para dia em… pássaros. É com a frase «Nunca tenhas medo de voar» que os pais-pássaros se despedem do filho menor, num dia de Outono, antes de partirem com os ventos.
Noutro plano distinto deste, posterior a ou presente, vamos acompanhando a chegada do rapaz a um centro de acolhimento, cujos técnicos sociais julgam-no abandonado e mal-tratado — «Quem te fez estas feridas nas costas?» — pelos progenitores. O que eles não sabem é que o jovem rapaz nasceu com uma doença hereditária. Afinal, o seu destino há muito fora traçado: seria voar, voar. De salientar que as ilustrações que acompanham esta parte da história, que nos remete mais para o mundo da fantasia, são mais densas a nível da tonalidade (cinzas) e do traço que é graduado, esfumado (com as sombras esbatidas a esfuminho), o que faz toda a diferença para diferenciarmos estes dois mundos imaginários, de estranhezas, de metamorfoses.
O lado bom e mau da consanguinidade, o amor, o desapego, a adversidade, a identidade, a felicidade ou a liberdade constituem alguns dos temas abordados nesta belíssima obra realista-imaginativa, tão parca em texto mas tão comunicadora de valores humanos que ajudam a transmitir a gerações futuras, às crianças de hoje, os melhores valores do passado.
Ícaro, mais um livro de valor da colecção ‘Livros de Sonhar’ da Kalandraka, faz alusão a uma das obras mais célebres de Kafka, A Metamorfose, mas também ao mito grego que intitula o livro. Em suma Ícaro é um livro cujas mensagens mais inerentes são: não termos medo das mudanças, transformações, não termos receio de dar o salto quando é necessário, não deixar que a ilusão nos impeça de ir mais longe, porque afinal «as coisas acontecem quando têm que acontecer».
Outra novidade da Kalandraka para Novembro: Queridos Extintos, de Arianna Papini.


Sem comentários: