domingo, 15 de março de 2015

«A Enzima Prodigiosa 2», de Hiromi Shinya

Editora: Arena
Data Publicação: Fevereiro 2015
N.º de Páginas: 152

A vida é sustentada por alimentos com energia viva. Esta é uma das premissas da dieta proposta pelo médico gastroenterologista japonês Hiromi Shinya (n. 1935), que em 2007 deu a conhecer aos leitores de todo o mundo no livro The Enzime Factor. Na altura, a obra veio provocar na comunidade científica uma certa celeuma, dadas as teorias completamente inovadoras e nada consensuais que o doutor defende, tendo como fundamento a sua vasta experiência de décadas na análise da história alimentar dos seus pacientes. O livro que tornou-se rapidamente num best-seller internacional foi publicado em Portugal em Janeiro de 2014, com o título A Enzima Prodigiosa. Afirmações como «o leite é o pior tipo de alimento que há» (p. 67) é apenas uma das suas controversas elações sobre saúde alimentar que podem ser lidas nessa obra, que veio revelar que existem mais de 5000 enzimas no corpo humano. Em Agosto do ano transacto foi dado à estampa também outra das quatro obras já publicadas (The Microbe Factor é o único livro ainda não traduzido para português) pelo conceituado doutor, A Enzima Para Rejuvenescer, onde o médico mais famoso do Japão (como é conhecido), discorre pormenorizadamente sobre o problema das células do envelhecimento.
A Enzima Prodigiosa 2 pode vir a tornar-se um livro um pouco repetitivo para os leitores que leram os dois títulos já referidos (sendo, contudo, o livro ideal para quem queira ter uma primeira abordagem sobre os métodos inovadores sobre saúde, deste autor), mas traz novas e bombásticas revelações sobre assuntos diversos, não mencionados anteriormente. Porque é que umas pessoas envelhecem mais do que outras? Porque é que, por vezes, as mulheres que se separam/divorciam ou enviúvam rejuvenescem e, por outro lado, os homens aparentam física e psicologicamente uma atitude mais jovem quando têm um affair ou quando têm uma companheira mais jovem? Como aumentar e maximizar o poder das enzimas de cada indivíduo? Qual a importância do bom funcionamento dos intestinos para o prolongar da vida? Quais os alimentos que propiciam o envelhecimento e os que o evitam? Estas são algumas das questões que no capítulo 1, dedicado ao rejuvenescimento, são dadas respostas. No final desta primeira parte do livro, o médico septuagenário (que ainda pratica Medicina nos Estados Unidos e no Japão) revela que apaixonar-se é um dos métodos mais eficazes para o ser humano rejuvenescer e enumera ainda algumas razões pelas quais as dietas ricas em proteínas e as com muito défice de hidratos de carbono (Dieta de Atkins) são muito prejudiciais à saúde.
É copiado do capítulo seguinte a frase: «A minha recomendação é seguir um tratamento que consiste em comer os alimentos adequados, beber água suficiente e de qualidade, evacuar com regularidade, respirar bem, fazer exercício físico moderado, dormir o suficiente e descansar para ter paz mental» (p. 62). Dicas importantes para não deixar o corpo desidratar; informações a ter em conta sobre a importância do consumo de água; advertências sobre os refrigerantes gaseificados, sobre o café e o chá; a importância do sono e sestas reparadoras para o nosso equilíbrio emocional e mental; e os sete segredos de ouro do Dr. Hiromi Shinya para uma boa saúde, são alguns dos tópicos que podem ser lidos até ao término de A Enzima Prodigiosa 2 (que teve tradução de Paulo Ramos), uma obra que através de poucas páginas nos dá uma perspectiva radical sobre o que até agora era para nós o padrão, a norma, o hábito alimentar. Porque ficamos consciencializados que somos muito o que comemos e que muitas das doenças que temos ou possamos vir a ter têm causa directa de todo o nosso currículo alimentar, só por isso este livro vale a pena ser lido. De salientar e parabenizar ainda a criativa e cativante ilustração (de Maria João Lima) deste e dos dois livros anteriores do autor, publicados pela Arena. Porque num livro tudo conta.


1 comentário:

Nuno Antunes disse...

gostava de ler este livro! interessante!