sexta-feira, 22 de abril de 2016

Quatro novos ábuns ilustrados com o selo da Kalandraka

A História de Ferdinando
escrito por Munro Leaf
ilustrado por Robert Lawson

Sinopse
A História de Ferdinando é uma alegoria pacifista e antibélica que conta com mais de 60 traduções.
A KALANDRAKA recupera agora a primeira versão a preto e branco deste clássico, ainda tão atual, mas que já data de 1936.
«Era uma vez, em Espanha… um pequeno touro que se chamava Ferdinando. Todos os touros da mesma idade gostavam de correr e saltar e dar marradas uns aos outros. Todos, menos Ferdinando. Do que ele gostava era de estar sossegado, a cheirar as flores...»
O lirismo da prosa, a linguagem próxima da infância e um humor muito subtil são algumas das qualidades deste texto com que Munro Leaf questiona as touradas e rejeita a violência, para além de apoiar a liberdade individual e o respeito pela diferença.
Ilustrado por Robert Lawson, este álbum foi selecionado pela Internationale Jugend Bibliothek com um dos 10 clássicos em prol da paz e da tolerência.
Uma nova adaptação ao cinema de A História de Ferdinando está prevista para estrear em Portugal em Abril do próximo ano.



A Viagem da Mamã
de Mariana Ruiz Johnson
Sinopse
Depois do sucesso de Mamã, também publicado pela Kalandraka e vencedor do VI Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, Mariana Ruiz Johnson põe agora em foco, neste novo álbum, a experiência de uma mãe que tem de se ausentar de casa durante uns dias por motivos de trabalho, cabendo ao pai cuidar do filho ainda pequeno.

As personagens desta história são animais humanizados que se movem em cenários facilmente identificáveis pelos leitores e que são aqui representados em suaves tons cromáticos. Para além do texto, as ilustrações também permitem apreciar os sentimentos dos membros da família. Depois da preocupação e insegurança iniciais, a normalidade instala-se e tudo se transforma numa experiência enriquecedora para todos. Em suma, um álbum com que muitas famílias se sentirão identificadas, graças também à empatia estabelecida com os protagonistas.

«A mamã vai viajar. Na mala leva as meias, os livros e até o vestido às riscas. Não nos pode levar com ela. O papá e eu ficamos em casa…»



O Recado de Rosie
de Maurice Sendak
Sinopse
Publicado em 1960 e ambientado em Brooklyn, o bairro natal de Sendak, a protagonista deste clássico é Rosie, uma menina com uma imaginação delirante que de facto existiu e em quem o autor se inspirou para criar esta cativante obra sobre as brincadeiras infantis, o poder da imaginação e a transformação da realidade como via de evasão e diversão individual e coletiva. Brincar às cantoras, dançarinas, aos bombeiros e cowboys; criar personagens imaginárias ou transformar-se num ruidoso foguete são algumas das divertidas histórias que se desenrolam em O recado de Rosie, onde Sendak também plasma toda uma série de emoções experimentadas pelas personagens: alegria, tristeza, solidão, fúria, contrariedade, júbilo…



Somos Amigos?
de Anabel Fernández Rey
Sinopse
Somos Amigos? é um álbum direcionado para pré-leitores e primeiros leitores que aborda a construção da amizade entre um menino e um urso: duas personagens à partida muito diferentes, mas que irão complementar-se ao ajudarem-se mutuamente. Escrito e ilustrado por Anabel Fernández Rey, Somos amigos? recebeu a menção honrosa do VII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados.

«— Não quero comer legumes. Tu, que és tão comilão, ajudas-me?
— Quero chegar muito alto. Tu, que tens tanta força, ajudas-me?»

Sem comentários: