sábado, 24 de dezembro de 2016

«Sonho de Neve», de Eric Carle

Editora: Kalandraka
Data de publicação: Outubro de 2016
N.º de páginas: 24

Recentemente reeditado pela Editora Kalandraka, numa edição cartonada, canteada e redimensionada, Sonho de Neve é uma história singela e divertida sobre o Natal, cujo texto e ilustrações são da autoria de um dos mais reputados e acarinhados autores mundiais de histórias para crianças: Eric Carle.
Das mais de 70 histórias que este artista americano, actualmente com 87 anos, já deu vida, esta tem a particularidade de ser a única que possui temática natalícia. Depois de Dream Show (título original) ter sido traduzido para português (por Ana M. Noronha) em 2010, num formato 26 x 26 cm, este álbum ilustrado está agora disponível num formato 18 x 18 cm, contendo no frontispício e contracapa acetinados texturas brilhantes a imitar flocos de neve.
A história deste conto sobre o Inverno e o Natal é simples: «Numa pequena quinta vivia um agricultor. Ele tinha tão poucos animais que até os conseguia contar pelos dedos de uma mão. Então, o agricultor chamou aos seus animais Um, Dois, Três, Quatro e Cinco.» A poucos dias do tão esperado dia de Natal o agricultor de barba branca estranhou a neve não ter caído ainda. E sonhou...
Recomendado para crianças a partir dos 3 anos, Sonho de Neve estimula os pré-leitores a contar e nomear animais, através de repetições. Outro aspecto a salientar deste livro, que é apanágio na maioria das obras de Eric Carle, é possuir uma vertente interactiva. Neste título, algumas páginas têm janelas para destacar, espreitar e descobrir imagens escondidas.
De salientar ainda toda a parte ilustrativa do livro que é distintiva e imediatamente reconhecível como sendo da autoria de Carle. Tal como nos livros Amigos, O Senhor Cavalo-Marinho ou O Grilo Muito Silencioso (todos já publicados pela Kalandraka), em Sonho de Neve as técnicas artísticas que distinguem o seu trabalho são notórias; destaque para o uso de papéis pintados à mão e recortados, a colagem e a sobreposição de camadas para formar imagens brilhantes e coloridas.
Um livro que irá fazer sonhar pequenos e graúdos neste e/ou noutros natais.
(Texto publicado no Diário de Notícias da Madeira, em 24/12/2016)
 

2 comentários:

redonda disse...

Feliz Natal!
Gábi

Grupo Leumim disse...

Um voltar aos contos de natal, nesta época da tecnologia e do digital, este livro é sem duvida algo que veio para conetar as famílias, um belo momento para os pais lerem histórias aos filhos e passarem um ótimo momento juntos acalorados pelo espírito Natalicio.