segunda-feira, 6 de novembro de 2017

«Frida», de Sébastien Perez e Benjamin Lacombe

Editora: Kalandraka
Data de publicação: 29/09/2017
N.º de páginas: 76
A Kalandraka publicou recentemente um álbum ilustrado que espelha o percurso artístico e pessoal de uma das grandes figuras da cultura latino-americana do século XX: Frida Kahlo (1907-1954).
Numa edição cuidadosa e requintada com formato amplo de 285 x 320 mm, Frida é um livro para desfrutar através de todos os sentidos. A começar pela imagem penetrante estampada no frontispício da obra, que nos capta a atenção por completo; depois, quando passamos as mãos pela capa e contracapa, sentimos o forro acetinado de que elas são vestidas, e sentimos ânsia para começar a descobrir o que ao longo das 76 páginas nos está guardado para nos regalar a vista, agitar os sentimentos e nos deleitar o olfacto, pois o cheiro a tinta estampada nas páginas é inebriante.
Distribuído por nove temas centrais (o acidente, a medicina, a terra, a fauna, o amor, a morte, a maternidade, a coluna partida e a posteridade), enquanto vamos folheando as páginas, algumas com recortes e sobreposições, perfazendo subtis jogos tridimensionais e plenos de simbólica, vamos acompanhando as principais efemérides da vida da pintora nascida em Coyoacán, México.
Este percurso da vida de Frida é-nos revelado através de uma excelente combinação do texto de Sébastien Perez (n. 1975) e ilustrações de Benjamin Lacombe (n. 1982). O primeiro, auxiliado por citações dos cadernos de Frida, e mantendo o seu tom, transmite as emoções mais profundas que assolaram o seu espírito e corpo ao longo da sua existência. O segundo, ao reinterpretar algumas das telas mais significativas da pintora, através de cores avermelhadas (amor, sofrimento, morte), azuladas (vida, casa), esverdeadas (fauna) e acastanhadas (terra), nos transporta para as profundezas da alma e personalidade da grande artista, que cativou o mundo inteiro não apenas pela sua pintura mas também pelas suas escolhas e convições pessoais, políticas e amorosas.
Ao fechar o álbum, não sem antes lermos uma pequena memória descritiva sobre a génese e gestação de Frida, da autoria de Benjamin Lacombe, ficaremos com a sensação de que Frida sempre fora uma mulher ferida — em muito tenra idade conheceu a dor e o sofrimento físico que a acompanhariam ao longo da sua existência.
Esta biografia visualmente portentosa e magistral é estimulante em vários aspectos. É um livro que visa deixar claro que Frida Kahlo e a sua obra são um exemplo de transcendência e de intemporalidade, pois a arte tem também a funcionalidade de libertação de sentimentos ou emoções negativas/reprimidas, que conduz a uma sensação de alívio ou pacificação (catarse).

Sébastien Perez é autor de 20 livros; a colaboração entre ele e Benjamin Lacombe já resultou em 10 livros. Além de Frida (2016), ambos já publicaram os seguintes álbuns: Destins de Chiens (2016); Facéties de Chats (2015); Les Super-Héros détestent les artichauts (2014); L'Herbier des Fées (2011); La Petite Sorcière (2009); Grimoire de Sorcières (2009); Généalogie d'une Sorcière (2008); La Funeste Nuit d'Ernest (2007); Destins de Chiens (2007).

Sem comentários: