domingo, 12 de janeiro de 2025

Manuscrito Editora publica livros sobre como superar a procrastinação e traumas de infância

Como superar a procrastinação de uma vez por todas é o propósito do livro Vencer a Procrastinação, da autoria de Paulo Moreira, especialista em Inteligência Emocional, docente e autor de Inteligência Emocional, (relançado em Agosto último pela Manuscrito) e do livro Gerir Emoções.

De Márcia Inês Coelho, especialista em Trauma, Saúde Mental, Inteligência Emocional e Terapias de Terceira Geração, com diversas formações de aprofundamento em Psicotraumatologia, Teoria Polivagal e Neurobiologia do Vínculo, é apresentado aos leitores Quando Algo Não Está Bem, livro que visa compreender o trauma e cuidar das feridas emocionais do passado.

Estes dois livros estarão à venda a partir do dia 22 deste mês, com o selo da Manuscrito Editora. Relembrar que uma das recentes grandes apostas desta chancela do Grupo Presença foi o livro Não Complique, do Psiquiatra Diogo Guerreiro.



Sinopse

80% a 95% dos estudantes procrastinam em algum momento;
75% dos estudantes definem-se como procrastinadores, ou seja, fazem desse comportamento um hábito;
95% da população em geral procrastina;
15% a 20% dos adultos procrastinam cronicamente.

Todos procrastinamos. Somos humanos, é normal que isso aconteça. Seja porque não nos apetece mesmo nada ir às compras, ajudar os miúdos com os trabalhos de casa ou fazer aquele relatório aborrecido para o trabalho, adiar ou protelar uma tarefa é tão natural quanto respirar. O problema surge quando não conseguimos evitá-lo: quando a procrastinação é uma constante, as consequências vão muito além do nosso desempenho. Ela corrói tudo à nossa volta - até a nossa saúde mental.
Ao adiar uma tarefa, aumentamos os níveis de stresse. Quando pensamos nas inúmeras consequências negativas que daí podem advir, a nossa amiga ansiedade bate-nos à porta. E vem acompanhada da culpa e da vergonha, que não demoram muito a afetar a autoestima. Nesta onda de mal-estar, é difícil fazer o que quer que seja. Por isso, procrastinamos mais um pouco… e entramos em desespero, porque não sabemos o que fazer para romper o ciclo.
Está na altura de parar. Neste livro, Paulo Moreira, especialista em Inteligência Emocional, desafia-o a vencer o jogo da procrastinação com recurso a 36 estratégias práticas que pode introduzir ainda hoje na sua vida. Encare este desafio como uma diversão em que, no fim, vai alcançar o maior prémio de todos: tempo. Na verdade, tempo que não nos é roubado pela procrastinação é tempo que nos sobra para nos dedicarmos a algo que nos vai trazer realização, propósito e até felicidade.

Outros livros sobre a temática: STOP Procrastinação e A Arte de Adiar.



Sinopse

O tempo não cura todas as feridas. As dores da infância não desaparecem miraculosamente com os triunfos da vida adulta, as inseguranças da adolescência não se diluem assim que alcançamos uma carreira estável, e uma relação amorosa traumática não se esquece só porque encontrámos a pessoa certa.
Mesmo que tenhas tido uma infância normal, bons pais ou que o mundo esteja cheio de acontecimentos terríveis bem piores do que aqueles que viveste, muitos dos teus frequentes sentimentos de inadequação, bloqueio ou incompletude podem, afinal, ter origem num trauma.
Márcia Inês Coelho mostra-nos neste livro, que não são apenas as grandes tragédias que nos afetam profundamente, guiando-nos num exercício de reencontro com partes nossas que foram perdidas, reprimidas ou negadas ao longo da vida.
Quando Algo Não Está Bem é, acima de tudo, uma viagem aos nossos pequenos traumas, feridas e buracos emocionais. E é também uma jornada de crescimento emocional - realista e amoroso - em que aprendemos a reconciliar-nos com a nossa vulnerabilidade e a resgatar a nossa força pessoal.
Porque, acredita, o trauma faz parte da vida, mas o poder de nos refazermos, também.

Outro livro que pode interessar: O Corpo Não Esquece.

Sem comentários: