quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Prémio Nobel da Literatura 2010

São várias as reacções ao Prémio Nobel da Literatura 2010 que foi atribuído ao escritor peruano Mario Vargas Llosa, esta quinta-feira, pela Academia Sueca em Estocolmo.

Maioria concorda que a distinção é tardia e que deveria ter acontecido mais cedo.

O prémio literário tem um valor monetário de cerca de um milhão de euros

Mario Vargas Llosa, académico da língua, crítico literário, jornalista, político e escritor, começou sua carreira literária e jornalística com tão só dezasseis anos de idade. Suas primeiras novelas fizeram um grande sucesso na década de sessenta.Suas obras são uma verdadeira exibição de virtuosismo literário e sua prosa integra abundantes elementos experimentais, tais como a mistura de diálogo e descrição e a combinação de acções e tempos diversos.
"Muito comovido e entusiasmado." Assim se sentiu Vargas Llosa ao saber que era seu o Nobel da Literatura deste ano. Foram as primeiras declarações do escritor, feitas à agência de notícias peruana Andina e citadas pela Lusa.

O peruano, de 74 anos, foi distinguido "pela sua cartografia das estruturas de poder e pelas suas imagens mordazes da resistência, revolta e derrota dos indivíduos", justifica a Academia em comunciado divulgado poucos minutos após o anúncio do Nobel.

As Publicações Dom Quixote, editora da maior parte da obra do escritor em Portugal, congratularam-se pela distinção em comunicado. "Depois de vários anos em que o seu nome foi sucessivamente apontado como vencedor do Nobel", lê-se, "a Academia Sueca decidiu, finalmente, premiar a obra de Vargas Llosa, conhecida e admirada em todo o mundo."

Sem comentários: