segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Livro das Tentações, de Oscar wilde

Editora: Coisas de Ler
Ano de Publicação: 2008
Nº de Páginas:136
O autor dispensa apresentações. No entanto, estrago não faz (re)lembrar que Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, mais conhecido por Oscar Wilde nasceu em 1854 na Irlanda.
O livro é uma tentação, na real interpretação da palavra. Contém variadíssimos – os mais notórios - excertos de Oscar Wilde, retiradas de algumas das suas obras, como: O Retrato de Dorian Gray; Uma Mulher Sem Importância; A Decadência da Mentira; O Fantasma de Canterville; Salomé

O conjunto de citações está distribuído por doze partes/temáticas, para melhor consulta do leitor, aquando da sua leitura e para as consultas posteriores, porque será com certeza um livro a ser bastante folheado.  São inúmeras as citações que poderão ser “roubadas” e utilizadas, para por exemplo surpreender um amigo, mandando-as por correio electrónico, por SMS, ou mesmo – e até melhor – decorar alguma frase do génio Wilde e esperar a melhor oportunidade para deixar os seus amigos a roerem-se de inveja pela sua perspicácia. Têm as seguintes como exemplos: «Que pena que na vida só tenhamos as lições quando já não nos servem para nada»; «Só existe uma coisa pior do que falarem de nós: É não falarem»; «Os jovens querem ser fieis e não são; os velhos querem ser infiéis e não podem»; «Se uma pessoa contar a verdade, é sabido que mais cedo ou mais tarde, vai ser descoberta».

Para quem nunca se atreveu a ler nenhum livro deste sagaz e irónico autor, este será uma excelente iniciação ao seu mundo. Esperar-vos-á excertos ousados, realistas, filosóficos, sem tabus, perspicazes, da obra Oscariana/Wildeana, entendida como controversa. As ilustrações e escrita a cor sépia fazem toda a diferença, enquanto vamos virando as páginas e torna-o ainda mais apetecível a ser consultado.

Após o término da leitura, a mão ficou cansada de estar em constante posição para o sublinho e o lápis que inicialmente estava bem afiado, chegou ao fim decrescido e desafiado, tanto o carvão que desvaneceu-se por entre as páginas.

5 comentários:

Unknown disse...

Miguel,
ou então para quem tem um blogue... ;P

Parece-me realmente interessante!

Obrigado.

Luh disse...

Gosto de Oscar Wilde desde que li o "Retrato de Dorian Gray", desde aí li alguns dos seus contos e, de cada vez que leio algo escrito por ele, fico encantada. Fiquei curiosa, não sabia da existência deste livro.
Boas leituras!

Miguel Pestana disse...

Arame Farpado, é realmente MUITO interessante o livro. Muitas citações fabulosas. Aconselho a leres.

Luh, a Coisas de Ler tem mais um livro de Oscar Wilde. Se poderes passa lá no site da editora e consulta.
Obrigada pela visita:)

Jose disse...

De Oscar Wilde, apenas li "O Retrato de Dorian Gray". No entanto foi uma leitura deveras interessante!
Procurando grandes frases dele, encontrei algumas que realmente são marcantes, pelo que não tenho qualquer dúvida do que se poderá encontrar entre as páginas deste livro que apresentou, que decerto será, tal como diz, uma excelente leitura :)

Miguel Pestana disse...

Sem dúvida que tem excelentes citações !!

Podes me tratar por tu :)