segunda-feira, 25 de junho de 2012

Entrevista a Lauro Trevisan

É fundamental saber que não existe azar, sorte, barreiras, imprevisibilidades e surpresas existenciais. Pensamentos e crenças positivas ou negativas formam padrão de conduta e fazem o resultado da vida.


Em 1980 publicou O Poder Infinito da sua Mente, um livro que actualmente já vendeu mais de 2 milhões de exemplares em todo o mundo. Lauro Trevisan é teólogo, escritor e conferencista brasileiro. É formado em Teologia, Filosofia, Psicologia, História, Jornalismo, e frequentou vários cursos intensivos relacionados com o Controle da Mente, Psicanálise, Parapsicologia, entre outros.
É um dos mais destacados nomes da literatura do poder da mente e auto-ajuda em língua portuguesa. Recebeu diversos títulos e condecorações, destacando-se o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.
Aos 77 anos, Lauro Trevisan aceitou mais um desafio na sua vida ao aceitar apresentar um programa de televisão semanal na Rede Vida (no Brasil), desde o passado mês de Abril.
Esteve recentemente em Portugal para o lançamento do seu mais recente livro A Fé Pode Tudo: Mito ou Verdade?, editado pela Dinalivro, e para a realização de duas Jornadas, uma em Lisboa e outra no Porto.
Vamos conhecer melhor o escritor brasileiro que questionado sobre a crise, afirma: «é época de criatividade, invenções, soluções e desafios.»

Texto: Miguel Pestana
Foto: Caudio Vaz
......................................................................................................................................................................

Como decorreram as Jornadas em que foi orador, em Lisboa (dia 26 de Maio) e no Porto (dia 3 de Junho)?
Muito bem, ótima receptividade, muito entusiasmo e grande aproveitamento.

Como começou a sua carreira no domínio da auto-ajuda?
Em 1975, participei de um curso sobre controle mental e percebi  que havia um grande caminho desconhecido a percorrer para que o ser humano pudesse realizar-se plenamente na vida.  Tratei de pesquisar sobre os poderes e potencialidades  humanas. Aprofundei-me durante anos na ciência do poder da mente e nos conhecimentos  do poder da fé que tudo alcança, segundo Jesus.

O seu livro mais vendido é O Poder Infinito da sua Mente que, só no Brasil, vendeu mais de 1 milhão de exemplares. Qual é a mensagem desse livro?
Nessa primeira obra abordo o tema do poder da mente, analiso o que disseram os mestres, comprovo a verdade, mostro como se usa o poder através  do pensamento acreditado, para alcançar riqueza, saúde, amor,  felicidade e sucesso na vida.

No seu livro Jesus o Grande Psicanalista, o Lauro defende que Jesus é o maior psicanalista que alguma vez existiu. Pode explicar esta sua analogia? 
Gosto muito de ler, estudar e analisar a mensagem e as atitudes de Jesus. Por outro lado,  fiz curso de Psicanálise. Verifiquei que a Psicanálise carrega no seu método duas dificuldades para os pacientes:  o tempo que demanda o tratamento e o consequente encarecimento do processo. O método de cura de Jesus  dispensa esses dois problemas. Jesus ligava-se desde logo á pessoa  pela compaixão, empatizando-se assim com ela, ouvia com atenção e desde logo curava pela palavra definitiva que motivava a fé do paciente. É bom ler o livro para saber melhor sobre o tema  e o processo de cura psicanalítica do Mestre.

Tem mais de 70 livros publicados. O que o leva a escrever e partilhar seus conhecimentos e experiências?
Gosto muito de escrever. É um dom e uma paixão pessoal. Já escrevi em todos os gêneros literários: autoajuda, psicologia, Jesus Cristo, poder da mente, poesias, historietas, contos, romances, humorismo, teologia, ficção, motivação, fé, futebol, infantis, etc.  Os livros de autoajuda, motivação e poder da mente fazem bem imenso às pessoas e isso é muito gratificante.  Tenho leitores e leitoras de todas as idades, credos, profissões, culturas e interesses.

Todas as pessoas podem controlar a sua mente ou só algumas têm esse “poder”?
Nós somos o que pensamos – essa é a verdade básica da vida. É fundamental saber que não existe azar, sorte, barreiras,  imprevisibilidades e surpresas existenciais. Pensamentos  e crenças positivas ou negativas formam padrão de conduta e fazem o resultado da vida. É Próprio dos seres inteligentes criarem método positivo de vida para que a vida seja positiva, produtiva,saudável, rica,  agradável e feliz.

Como é que se treina o pensamento positivo?
Criando o hábito de só pensar, falar, desejar e agir positivamente. É a Lei do Batei, Batei, e abrir-se-vos-á.

 
Pode explicar-nos em que medida o corpo é uma “fotocopiadora” da alma humana?
A mente age e o corpo reage de acordo, porque a mente – ou alma se quiser – é a vida do corpo. Daí a sabedoria que diz: “Mens sana in córpore sano”. Mente saudável cria um corpo saudável.

Nos tempos que correm [em Portugal] podemos fazer da crise o nosso sucesso?
Este é o melhor  momento para buscar o sucesso, ocupando o lugar dos que ficam parados à  espera de que passe a crise.  Dinheiro existe tanto quanto antes, pois ninguém está fumando euros e nem jogando dinheiro no Tejo. Mente positiva de prosperidade sintoniza com pessoas que pensam e vivem prosperidade. 
É bom ler meu livro FAÇA DA CRISE O SEU SUCESSO.  Crise é época de  criatividade, invenções, soluções e desafios. Esse é o caminho para frente.


Como é que lida com a crítica dos que não acreditam na fé, nos seus livros ou em si?
Cada um tem seu estágio pessoal. Uma verdade não deixa de ser verdade porque alguém é contra. Nem é a quantidade de pessoas contra ou que não acreditam que é paradigma  da verdade. Verdade é verdade, não depende de quantidade a favor ou contra. O maior mal da humanidade chama-se ignorância. Jesus disse: “Buscai a verdade e a verdade vos libertará”.  Sinto-me livre e feliz.

Que autores costuma  ler?
Leio em primeiro lugar livros que me acrescentam, me estimulam, me trazem novos conhecimentos e pesquisas. Leio também obras e conteúdos que me servem de ponderação para o livro que  no momento estiver  a escrever. E leio revistas, jornais, reportagens  e livros interessantes. Além de tudo, gosto de ler autores avançados na ciência do poder da mente, pois esses estão na frente dos caminhos evolutivos


Site do autor: www.laurotrevisan.com.br

Nota: A entrevista foi realizada via e-mail e teve como intermediária a Dinalivro Edições.

6 comentários:

Anónimo disse...

LAURO TREVISAN É O CARA!!! AINDA BEM QUE TEMOS AQUI NA TERRA PESSOAS COMO ELE PARA NOS ENSINAR A SE FELIZ DE VERDADE!!

Anónimo disse...

Padre lauro é uma pessoa que nos ensina o que ha 200 anos ja foi ensinado, só que as pessoas entenderam Ele (jesus) errado! Lauro sim nos explica realmente o que jesus veio nos ensinar há 2000 anos! Lauro é o nosso jesus hoje na terra!

Anónimo disse...

Nossa que delícia de reportagem.
E o seu blog é um espaço bem bacana sobre livros. Parabens

Unknown disse...

Lauro Trevisan é sem dúvida uma benção para nós Brasileiros e também para os leitores estrangeiros que têm o privilégio de ler suas obras obrigado pelas magnificas obras que tendes nos presenteado durante toda sua trajetória.

Unknown disse...

como católica, pensei que tinha FË,porém quem despertou a minha fé foi Lauro Trevisan. a vontade de viver bem é procedimento de FË.
Zenaide

Liliana Diniz disse...

Sempre fui positiva, sorridente e bem disposta, até hoje não me tem valido de muito. Mas esta entrevista aguça-me a vontade que tenho em acreditar, fez-me bem ler sobre Lauro Trevisian, obrigada por partilhar.