segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Alguns livros publicados pela editora Parceria A. M. Pereira

A Parceria A. M. Pereira é uma editora portuguesa, fundada em 1848 por António Maria Pereira. É, assim, a mais antiga casa editora portuguesa.
Editou os maiores escritores portugueses do século XIX, como Camilo Castelo Branco, Júlio César Machado, Ramalho Ortigão, Pinheiro Chagas, António Castilho, Guerra Junqueiro, Oliveira Martins, Eça de Queirós, entre outros.
Foi a única editora a editar uma obra de Fernando Pessoa em vida (Mensagem, em 1934).

Alguns dos livros que constam no catálogo da editora:
Eça De Queiroz
Correspondência (adenda)
Organização e anotações de A. Campos Matos
Sinopse
De notar que este conjunto epistolar abre com uma carta inédita. Atinge-se agora o número total de 913 cartas, ou seja, 15 nesta monografia e 898 na edição de 2008.
O aparecimento de novas cartas inéditas ou omitidas que entretanto surgiram, dá-nos oportunidade de fazer esclarecimentos importantes que não constam da edição de 2008, nomeadamente a referência das cartas que verificámos a partir dos autógrafos pois, como é sabido, muitas circulam cujos originais se desconhecem. Assim podemos creditar a fidelidade da transcrição dessas cartas, dada a circunstância de se terem publicado com frequência os seus fac-similes.



As mensagens da Mensagem
de Nuno Hipólito
Sinopse
A Mensagem de Fernando Pessoa, anotada e comentada
Sabemos que Mensagem é uma obra ocultista, mas não podemos ignorar a altura em que foi publicada. Só podia ter sido publicada enquanto obra ocultista e mascarada de um nacionalismo aparentemente bacoco. A realidade é que nos parece cada vez mais que Mensagem é também uma obra de revolta contra a crescente censura intelectual de Salazar e, portanto, um grito de revolta presente e não futuro.

O prémio recebido por Pessoa foi então, não só monetário, mas sobretudo irónico – fazendo com que o regime premiasse um livro que na verdade defendia os seus mais acérrimos críticos. Curiosamente a maioria dos pormenores acrescentados têm
a ver com as circunstâncias em redor da atribuição do prémio do SPN a Mensagem, que descrevemos em “Introdução”.
Foram divulgadas investigações muito relevantes que nos levam a olhar para a atribuição do mesmo de uma forma totalmente nova e a entender também, de uma nova forma, a maneira como Mensagem foi publicada e com que patrocínio financeiro.

Será esta uma interpretação final? Certamente que não.
Como todas as interpretações, apresenta-se, mesmo nesta 2.ª edição apenas como um início, um guia de leitura que tem como única pretensão desafiar o leitor.

Mensagem (fac-simile)
de Fernando Pessoa

Sinopse
A Mensagem de Fernando Pessoa, foi o único livro em língua portuguesa publicado em vida com o seu nome e destinado a um concurso literário do Secretariado Português de Propaganda, em 1934, onde obtém apenas o 2.º prémio. A razão ter sido este livro e não outro, foi – como o próprio autor disse – simples: Mensagem foi o primeiro livro que conseguiu completar. O que ele chamou de “livro pequeno de poemas” é fácil de ler, mas difícil de compreender, porque nos exige a análise e a reflexão. Não tem o lirismo inocente e clássico de Camões, nem o tom cristão e pacífico dos sermões de António Vieira, mas o melhor de ambos, reduzidos ao seu essencial, despidos de pretensões. Obra verdadeiramente tardia de Pessoa e necessariamente destino final de todas as influências que foi sofrendo ao longo da vida.

Com este livro a Parceria conseguiu um assinalável triunfo para a posteridade, mas quase passou despercebido entre o grande público. Aedição resultou das boas relações pessoais entre o editor e o poeta, que vindo do Martinho da Arcada, de regresso a casa, costumava entrar quase todos os dias na livraria e conversar cordialmente com A.M. Pereira, que o considerava muito cortez, modesto e simpático e, numa dessas cordiais conversas, Fernando Pessoa pede o favor dessa edição, convicto de ir ganhar o prémio… favor que o editor concedeu.


O Mistério da Estrada de Sintra
de Eça de Queiroz I Ramalho Ortigão

Sinopse
É um dos mais famosos títulos saídos da pena do genial Eça de Queiroz, aqui em parceria com Ramalho Ortigão. Publicado originalmente em 1870, surge-nos aqui numa edição elegante abrilhantada por diversas gravuras da época. Este foi o livro onde surgiu pela primeira vez Fradique Mendes, personagem posteriormente utilizada por Eça com seu "alter ego".


Memórias do Cárcere
de Camilo Castelo Branco

Sinopse
Considerada a obra prima da novelística camiliana é, também, um extraordinário documento sobre a vida prisional portuguesa da 2ª metade do séc.XIX. De referir a particularidade de ser ilustrada com fotografias autênticas de detidos que teriam partilhado com Camilo a Cadeia da Relação do Porto (aliás esta obra teve o apoio do Centro Português de Fotografia cuja sede funciona na antiga cadeia e de cujo espólio foram retiradas as fotos).
***
Mais informações sobre a editora Parceria A. M. Pereira e os seus livros, visita:
Site: http://www.parceriaampereira.pt/
Blogue: http://livrosdaparceria.blogspot.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Parceria-A-M-Pereira/416761301785676

Sem comentários: