sábado, 28 de abril de 2018

Nova edição do bestseller «Curar - O Stress, a Ansiedade e a Depressão»

O livro Curar - O Stress, a Ansiedade e a Depressão, do psiquiatra francês David Servan-Schreiber, foi publicado em Portugal em 2003 pelas Edições Dom Quixote. Desde essa altura, o livro tem tido várias edições, incluindo versões de bolso (pela BIS - 1.ª edição em 2009), e agora a Lua de Papel volta a publicá-lo, na segunda quinzena de Maio.
Porque é que este livro é um enorme sucesso em todos os países em que é publicado? Segundo o reputado neurologista e neurocientista António Damásio, este livro deve o seu mérito «(...) porque as pessoas estão ansiosas por conhecer novas maneiras de lidar com ambientes de stress e porque este livro, escrito por um psiquiatra formado de forma tradicional que ousa pensar de uma forma não tradicional, oferece uma alternativa que pode funcionar e, ao fazê-lo, oferece-nos esperança.»
Entre as diversas temáticas abordadas no livro (traduzido para português por Magda Bigotte de Figueiredo), encontram-se as seguintes: o EMDR,  os Ómega 3 e a Acunpuntura.
Sinopse
O cérebro é uma fascinante caixinha de surpresas. No seu interior existe uma região, com propriedades únicas, a que podemos chamar “cérebro emocional”: controla não só o nosso bem-estar psicológico, como também o funcionamento do coração, as hormonas e até o sistema imunitário. Chegar lá através dos pensamentos ou da linguagem é difícil: não se pode simplesmente ordenar a uma emoção que cresça ou desapareça. E, no entanto, é ali que nasce a ansiedade e o stress. Um acontecimento doloroso pode ficar gravado para sempre na memória e controlar a nossa maneira de pensar, sentir e agir. Em casos graves, como a depressão, os psicoterapeutas tentam resolver o problema reprogramando o cérebro, através de consultas ou medicação – mas ambas as soluções têm um alcance muito limitado. Felizmente existe uma alternativa: utilizar o corpo para curar a mente (afinal, todos nós temos mecanismos de regeneração, basta pensar no modo como a pele cicatriza). David Servan-Schreiber apresenta-nos sete possíveis vias de cura: desde a regulação do ritmo cardíaco para controlar as emoções à sincronização dos relógios biológicos, passando pelas novas técnicas de “comunicação afectiva”.
São sete opções que dispensam psicoterapia ou fármacos. E cujos resultados poderão ter um enorme impacto positivo na sua vida – desde logo porque deixará de se ver como um estranho.

Referir que de David Servan-Schreiber (1961-2011), a LeYa tem também publicados os títulos Anti Cancro e Antes de Dizer Adeus.

Sem comentários: