sábado, 7 de abril de 2018

Novas edições de livros de dois laureados com o Nobel de Literatura

Chegam este mês aos escaparates livreiros uma nova edição de O Lobo das Estepes, da autoria do alemão Hermann Hesse, uma obra publicada pela LeYa pertencente à colecção Livros RTP.

Pela Dom Quixote, a obra-prima de Pearl S. Buck, ganha também nova edição. Segundo o The Times, em A Mãe, livro datado de 1933, «Pearl S. Buck penetrou no pensamento, no coração e no espírito das camponesas chinesas, revelando os valores eternos da vida.» 

Originalmente publicado em 1929, O Lobo das Estepes continua a marcar a nossa alma como um clássico da literatura moderna.
Harry Haller é o lobo das estepes: selvagem, estranho, tímido e alienado da sociedade.
O seu desespero e desejo pela morte atraem-no para um submundo encantado e sombrio. Através de uma série de encontros obscuros - alternadamente românticos, bizarros e selvagens - o misantropo Haller começa gradualmente a redescobrir os sonhos perdidos da sua juventude.
Este retrato acelerado de um homem que se sente ele próprio meio-humano, meio-lobo tornou-se a bíblia da contracultura da década de 1960, capturando o humor de uma geração descontente e continua, até hoje, a ser uma história de alienação e redenção humana.


Nesta obra, Pearl S. Buck descreve de um modo quase pictórico a vida simples e rude do povo Chinês, numa época que é pouco conhecida. A narrativa vívida e pormenorizada permite que o leitor capte toda a simplicidade e intensidade dos tempos descritos em A Mãe.
Ao penetrar no espírito da camponesa, Pearl S. Buck dá a conhecer os sentimentos mais profundos da mente e do coração de uma mulher e de uma mãe. Fá-lo de uma maneira comovente, enérgica e mesmo violenta. A personagem, sem qualquer dúvida estoica, assume uma grandeza excecional pela forma como encara e ultrapassa os obstáculos que a vida lhe coloca. Uma vida longa, árdua e solitária. 

Sem comentários: