quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quinhentos Escudos Falsos - Thomas Gifford


Sinopse:
Quinhentos Escudos Falsos é a história de como em 1925 um cidadão anónimo, que queria controlar o Banco de Portugal, conseguiu, com um processo extraordinário, que fossem fabricadas 200 mil notas de 500 escudos, abalou mortalmente um governo e esteve quase a conseguir o que pretendia - o controlo financeiro de Portugal. 

É a história de Alves dos Reis, que passa por este país, e também por Angola, Biarritz, Paris e Londres, vista como um thriller financeiro.




Opinião:
Ando de olho neste livro há algum tempo, desde que terminei de ler “Assassini”, do mesmo autor, que para quem gosta dos livros do Dan Brown é um livro extraordinário de suspense.
Mas falando deste “Quinhentos escudos falsos” tenho a dizer que devorei-o neste fim de semana passado. Para já este livro é um misto de 90% de real com 10% de ficção. Acho que todos já ouviram falar de Alves dos Reis (1898-1955), o maior burlão que há registo em Portugal.

Este homem audicioso e inteligente conseguiu o improvável, falsificou inúmeros documentos, entre os quais a sua “suposta” licenciatura, falsificou cheques, e muito mais, e tudo em prol de se afirmar economicamente e socialmente em Portugal. Isto na década de 20 de 1900.

Ele realizou uma das maiores fraudes monetárias mundiais: a falsificação de notas de banco de 500 escudos, com a efígie de Vasco da Gama.
O mais irónico deste desfalque é que Alves dos Reis nunca roubou nada a ninguém, apenas estabeleceu um plano audaz e detalhado para obter uma fortuna sem que fosse culpados terceiros.

Ele foi tão esperto que mandou falsificar as ditas notas de quinhentos escudos, e a própria empresa que fazia a impressão das ditas notas é que fez a sua reprodução..

Este homem de cérebro trabalhador chegou a comprar e viver no Palacete do Menino de Ouro, onde é hoje o Instituto Britânico.
A Torre de Belém, o Castelo de S. Jorge, Alfama, a Mouraria, o Rossio, o elevador do largo do Carmo, Cascais, todos estes sítios fazem parte da acção deste livro.

Só tenho a dizer bem deste livro, foi uma leitura compulsiva. Viciante. Contagiosa.

O autor Thomas Gifford (1937-2000) foi um escritor norte-americano de policiais e publicou este livro em 1977, sobre o titulo “The Man from Lisbon”. Esta história foi tão badalada internacionalmente que fez com que este escritor se interessasse em escrevê-la, fazendo um trabalho de pesquisa incrível, posso dizer!

De salientar que Alves dos Reis faleceu na mais mísera pobreza.

Em 2000 esta história foi adaptada para a televisão por Francisco Moita Flores e apresentada como mini-série pela RTP.

Rui Luis Brás, Sofia Duarte Silva, Paulo Pinto, Filomena Gonçalves, Henrique Viana, Maria Dulce, Manuela Maria, Rui Mendes, António Montez, Armando Cortês, Benjamim Falcão, entre outros fizeram parte do elenco.

5 comentários:

Jorge Pimenta disse...

faz já parte do nosso ideário colectivo a maior fraude do século XX, protagonizada pelo improvável alves dos reis. não li o livro, mas recordo-me da série. aquilo que me ocorre, neste instante, é o desabafo de que parece, afinal, que alves dos reis acabou por ser um profundo inspirador de tantos e tantos burlões e vigaristas incorrigíveis neste nosso pequeno portugal. e como eles sorriem, com os dentes brancos, enquanto acenam aos justos, num descapotável, numa qualquer marginal de beira-mar.
um abraço com um pedido de desculpas pelo desabafo (talvez deslocado).

Miguel Pestana disse...

Jorge eu por acaso não cheguei a ver a serie, e sim, concordo e subscrevo o teu desabafo.

Realmente Alves dos Reis foi apenas o pioneiro da fraude em POrtugal, pois vendo o estado do País nos ultimos anos, é de realçar que muitos burlões e corruptos ainda não foram desmascarados.
Ele teve o infeliz acaso de ter sido apanhado muito pouco tempo depois do seu plano magistral.

Miguel Pestana disse...

..pode ser que daqui a alguns anos, outro escritor apresente um novo livro intitulado:

"Quinhentos Euros Falsos" !

cris disse...

Tenho-o na estante p ler... o facto de ser baseado numa história verídica captou a minha atenção.
Boas leituras!
cris
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

Miguel Pestana disse...

O livro é recomendadíssimo Cris.