quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Passatempo: CÂNDIDO OU O OPTIMISMO, de VOLTAIRE

Com a colaboração do Grupo Babel, o blogue dá início a um passatempo especial e actual!

Para quem não tem conhecimento, o Grupo Babel é composto pelas editoras Guimarães, Ática, Athena, Centauro, Verbo, Ulisseia e Arcádia.

Na última edição da revista Actual, do jornal Expresso, vem publicada uma lista de livros sob o título: “50 livros que toda a gente deve ler”

Acede aqui à fotogaleria com as 50 obras escolhidas.

Um dos livros do catálogo da Editora Guimarães está presente na lista acima mencionada e é precisamente o livro Cândido ou o Optimismo, de Voltaire que está a partir de agora em passatempo.

São 3 exemplares para sortear.

S i n o p s e :
Publicada anonimamente em 1759, esta obra é logo identificada o seu autor e nesse mesmo ano, a obra conhece vinte edições, seguindo a sua fama para a Itália e Inglaterra, onde é traduzida.

Voltaire foi o introdutor de um género de conto que utiliza a ironia para revelar criticamente a realidade do mundo em que vivia: utiliza a ficção como interrogação e os seus personagens agem por vezes em contradição com o senso-comum da época. 


Em "Cândido", o seu herói confronta-se regularmente com o optimismo veiculado pelas teorias de Leibniz (o melhor dos mundos possíveis), ou o seu nome não exprimisse precisamente a ideia da candura que o optimismo gera na adversidade através da existência do mal e da justiça divina.




Para participares tens de: 
 
- Fazer 1 "Gosto" na página do Silêncios que Falam no Facebook [aqui], caso ainda não sigas a página;

- Partilhar o link deste Passatempo no teu Mural do Facebook, escrevendo o texto seguinte: Passatempo com 1 dos “50 livros que toda a gente deve ler”.

Advertência: Só as participações com as partilhas no Facebook públicas e com o texto acima mencionado serão contabilizadas.

- Responder acertadamente ao formulário e respeitar as regras dos passatempos.


O passatempo decorrerá até ao dia 31 de Agosto

Regras do Passatempo: 
1) O passatempo decorrerá entre os dias mencionados, sendo exclusivo a participantes residentes em Portugal (Continental e Ilhas); 
2) Será validado exclusivamente as participações com as respostas acertadas e será aceite apenas uma participação por pessoa ou email; 
3) O vencedor será sorteado aleatoriamente através do Random.org e o seu nome publicado aqui neste post, além de ser comunicado ao mesmo via e-mail; 
4) O administrador deste blogue e/ou a editora não se responsabiliza por eventuais extravios dos livros, aquando da expedição dos mesmos ao vencedor. 

5 comentários:

tonsdeazul disse...

Este livro é muito, mas muito bom mesmo! Fiquei apaixonada por Voltaire nestas suas palavras tão sarcásticas e tão bem humoradas!
É mesmo um livro de leitura a não perder!

Miguel Pestana disse...

Tenho a certeza que é um excelente livro. Para estar na lista dos 50, só pode sê-lo.

Pela quantidade de participações que tenho recebido, muitos são os leitores que desejam lê-lo :-)

im disse...

A Editora não é Guimarães??? Não a vejo na lista de opções da perg 2:s

Miguel Pestana disse...

O livro Cândido ou o Optimismo, de Voltaire é sim, da editora Guimarães.

Se reparar, "im", não é sobre esse título a que a pergunta se refere...

Miguel Pestana disse...

FILIPE MARTINS; SOFIA MORAIS; MARIA EDITE SANTOS.

São estes os 3 participantes vencedores.