domingo, 14 de julho de 2013

«As Terças Com Morrie», de Mitch Albom

Editora: Sinais de Fogo
Ano de Publicação: 1999
3ª edição publicada em 2012
Nº de Páginas: 222

Mitch Albom, um jornalista desportivo muito conhecido na América, levava uma vida atarefada, centralizada na parte profissional. Ele era um verdadeiro workaholic, como o próprio confessa neste seu livro cujo título original é Tuesdays With Morrie, e que se tornou num best-seller internacional, muito devido tratar-se de uma história verídica. «Às vezes olho para trás, para a pessoa que eu era antes de ter redescoberto o meu velho professor.»
Em 1995, após dezasseis anos, Mitch reencontra um ex-professor de Sociologia, e descobre que este está morrendo de E.L.A. (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença progressiva e, irremediavelmente, fatal. Nos últimos quatro meses da vida de Morrie, então com 77 anos, o jornalista fez questão de lhe visitar e ao mesmo tempo decide registrar as sábias mensagens sobre o que de mais importante se deve preservar nas relações humanas, que ao longo da vida o experiente professor foi coligindo, entre teoria e prática. Assim, colheu ensinamentos sobre a Vida, sendo a Morte o mote das múltiplas conversas a que o sapiente septuagenário autorizou serem gravadas, e que serviram de base para este livro sobre um professor que o foi até ao fim dos seus dias. Durante catorze terças-feiras os dois se reuniram e nesses encontros falaram sobre assuntos importantes para a realização de qualquer ser humano, como o casamento, a família, a amizade, o desapego («Não te apegues às coisas, pois tudo é impermanente (…) Se te prendes nas emoções, se não te permites vivê-las completamente, nunca podes desapegar-te, estás muito ocupado em ter medo.»), a solidão («Porque nos sentimos incomodados pelo silêncio? Que conforto encontramos no barulho?»).
Ao longo das páginas deste livro Morrie transmite o quão fantástica a vida é, apesar de todas as contradições e objecções que impedem o ser humano de ser verdadeiramente feliz. Nem a iminência da (sua) morte o faz pensar o contrário. Este livro é um testemunho único, comovente, e pode-se caracterizá-lo como uma espécie de livro de auto-ajuda. A leitura deste livro poderá levar-nos a reflectir se já não tivemos um professor muito especial, que tenha-nos marcado profundamente. As Terças Com Morrie foi publicado em 1997 e desde então tem mudado milhões de vidas (como é referido na capa do livro), e foi um dos livros recomendados pela Oprah, que também produziu o filme homónimo, baseado nesta história cativante (o filme pode ser visto, na íntegra, no Youtube - aqui), que contou com os actores Hank Azaria (Mitch) e Jack Lemmon (Morrie).
Além deste As Terças Com Morrie, Mitch Albom tem publicado na Sinais de Fogo as obras Um Pouco de Fé e O Guardião do Tempo.

«Tanta gente anda por aí com uma vida sem sentido. Parecem meio adormecidos, mesmo quando estão ocupados a fazer coisas que consideram importantes. Isto é porque perseguem coisas erradas. A maneira de dar sentido à nossa vida é dedicá-la a amar os outros (…)» Morrie Schwartz

2 comentários:

Luís Lopes disse...

Li o livro à poucos meses e entrou logo para o meu top de livros preferidos. Muito inspirador.

Maria Teresa disse...

Recomendado por uma boa amiga, num período negro, adorei a leitura.