quinta-feira, 24 de abril de 2014

VIH retratado em «Comprimidos Azuis», uma novela gráfica multipremiada

 

de Frederik Peeters
 
Título original: Blue Pills
Dimensão: 170 x 240 mm
Páginas: 200
Editora: Devir
 
Sinopse
Um casal como outro qualquer: os encontros fugazes, a magia do enamoramento, uma vida em comum com uma criança. Mas nesta história de cunho autobiográfico, a intimidade com a doença e o espetro da morte desafiam o amor e os laços do jovem casal. As pranchas de Peeters complementam a narração com imagens de silêncio e inquietude, naqueles momentos em que a vida se suspende em interrogação profunda, e é necessário convocar todas as energias vitais para proteger um horizonte de felicidade, indefeso de certezas. Uma obra dedicada a todos os que apreciam desenrolar os novelos da paixão, sabem que sem dedicação a vida não é a dois e para apaixonados pela vida de carne e osso.  
Esta obra cheia de emoções vivas apelará aos leitores da Biblioteca de Alice e a sua qualidade e esmero de edição tornam-na numa prenda especial. 
 
Prémios
Vencedor do prémio Rodolphe Töpffer para a jovem banda desenhada de Genebra, em 2001; Prémio Alph’Art, na Polónia, em 2002; e Blue Pills também ganhou o 'Premio La Cárcel de Papel' em Espanha.
http://www.wook.pt/ficha/comprimidos-azuis/a/id/14659036
Críticas sobre Comprimidos Azuis na blogosfera:
aqui (por Miguel Gonçalves) e aqui (por Pedro Cleto).
O autor
Frédérik Peeters (nascido em 13 de agosto de 1974, em Genebra) é um romancista gráfico suíço contemporâneo. Ele recebeu seu bacharelado de artes em Comunicação Visual pela Ecole Supérieure d'Arts Apliqués em 1995. Peeters actualmente vive em Genebra. 
Sítio na web do autor: www.frederikpeeters.com

Outra novela gráfica publicada pela Devir: Anne Frank



Sem comentários: