segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Novidade editorial de Janeiro das Edições Texto & Grafia

No início da próxima semana, pela mão das Edições Texto & Grafia, aterra nos escaparates livreiros uma obra destinada a largas camadas de leitores e particularmente recomendada aos interessados pelas culturas clássicas nos seus aspetos menos abordados pelos especialistas. Sexo e Poder em Roma, da autoria do reconhecido historiador e especialista na Roma antiga Paul Veyne, aborda questões relacionadas com o dinheiro, política, morte e sexo na Roma antiga.
Texto sinóptico
A acreditar no que Ovídio nos transmitiu, os Romanos teriam celebrado e exaltado o amor e a sexualidade; mas seriam pessoas joviais e divertidas, amantes dos prazeres da vida, livres nos pensamentos e costumes, como sugerem as estátuas, os poemas e a literatura erótica que nos deixaram?
Pela mão de Paul Veyne, paradoxalmente, somos introduzidos numa sociedade puritana e cheia de tabus, na qual só é de bom-tom fazer amor de noite e às escuras, e que parece ter inventado o casamento cristão antes dos próprios cristãos! Mas não é menos verdade que os tabus existem para serem infringidos, e que todas as formas de perversão – sociais e sexuais – tal como a corrupção política são parte integrante da vida dos Romanos na Antiguidade.
É todo esse mundo fascinante que descobriremos nesta recolha de textos que aborda, entre tantos outros temas quentes, o aborto e a homossexualidade, a obscenidade e o folclore das bodas do casal romano, os combates de gladiadores como consagração da morte como espectáculo público, ou ainda a estrutura de corrupção na vida pública, a fazer lembrar as máfias modernas.

Outros títulos do autor
Nas Edições Texto & Grafia encontram-se já publicadas as obras Quando o Nosso Mundo se Tornou Cristão e Foucault, o Pensamento, a Pessoa. Pelas Edições 70, deste autor, encontra-se publicados Como se Escreve a História, Indivíduo e Poder, Acreditaram os Gregos nos seus Mitos? e A Sociedade Romana. Na Gradiva, em 1989, foi publicado O Inventário das Diferenças.

Sem comentários: