terça-feira, 10 de janeiro de 2017

«Pequeno Manual para a Vida», de Epicteto

Editora: Alma dos Livros
Data de publicação: 13/01/2017
N.º de páginas: 80
O conjunto de ensinamentos da autoria de Epicteto (55-135) que compõe este livro, foi compilado tendo como base o que Flávio Arriano, um dos seus discípulos mais fervorosos, foi ouvindo e tomando notas nas várias aulas que teve com o filósofo grego estóico que viveu a maior parte de sua vida em Roma. Epicteto não deixou qualquer obra escrita, mas a sua filosofia inspirou várias gerações de pensadores e escritores, desde a sua morte até à era moderna; são exemplos Marco Aurélio e Hiérocles e Thomas Jefferson e J. D. Salinger.
O Estoicismo imperial ou Novo Estoicismo, uma sub-categoria da corrente estóica helenista que Epicteto se inseria, foi uma filosofia seguida também por Séneca, um dos pensadores de quem o autor deste manual buscou grande influência.
Como viver uma vida plena e feliz ou como ser uma pessoa com qualidades morais? Esta é a pergunta-base de Pequeno Manual para a Vida, o terceiro livro que uma nova editora, a Alma dos Livros, acaba de publicar.
Visto o conteúdo deste livro não ser uma transcrição palavra por palavra do que Epicteto defendia e ensinava, esta obra encontra-se dividida em vários capítulos, tendo cada um um assunto específico. No capítulo segundo, o autor passa a mensagem de que a virtude é o único bem da vida e viver de acordo com esta qualidade significa viver conforme a natureza. Epicteto é peremptório a afirmar: «Quando não alcanças aquilo que desejas, ou quando não evitas aquilo que não desejas, sentes-te infeliz.»
Dos 53 capítulos que compõem esta obra, o n.º 33, cujo título é ‘Assume para ti mesmo, a partir deste instante, um caráter e um padrão de comportamento. Mantém-nos quer estejas sozinho ou acompanhado’, tem grande destaque, por incluir avisos e ensinamentos tais como: «Permanece em silêncio na maior parte do tempo, ou diz apenas aquilo que é necessário, e com poucas palavras. (...) Não faças juramentos. (...) Evita os eventos públicos e banais. (...) afasta e rejeita tudo o que se relaciona com a ostentação.»
Devemos nos focar e gastar energia nas coisas que controlamos (as nossas crenças) e não nas coisas que não controlamos (o nosso corpo, os nossos bens, os nossos pais, o tempo, o passado, o futuro), é um dos chamarizes desta filosofia que repudia o apego.
O objectivo deste Pequeno Manual para a Vida, um dos mais preciosos e acessíveis textos do estoicismo, (a tradução desta edição esteve a cargo de Manuel Oliveira), é o de apresentar ao leitor um caminho simples para percorrer, propondo formas de viver baseadas na ataraxia (paz de espírito) e apatheia (calma). Epicteto baseou-se na sua vida traumática (foi escravo) para a formulação da sua filosofia que pode ser considerada uma filosofia da resiliência.
Os conselhos encontrados neste pequeno livro são práticos e de assimilação simples. Para quem quer escolher conhecer uma arte de viver descomplicada e gratificante, este livro é aconselhado. Não esquecer que «somos responsáveis pelas nossas escolhas.»

Excerto
«De entre todas as coisas que existem, algumas dependem de ti, outras não.
(...) Dependem de ti o conhecimento de ti mesmo, aquilo que procuras no teu caminho, aquilo que queres e aquilo que não queres; em síntese, todos os teus atos. 
De entre as coisas que não dependem de ti estão o corpo com que nasceste (...), a opinião dos outros a teu respeito (...); em síntese, tudo aquilo que não são os teus atos.» (p. 7)

Sem comentários: