terça-feira, 30 de julho de 2019

As mais belas paisagens naturais da Europa do Norte

Após a publicação no início deste mês de Europa do Sul, o Círculo de Leitores apresenta o volume 2 da colecção «Património Natural do Mundo», dedicado à Europa do Norte.
Sinopse
A natureza no norte da Europa é notavelmente diversa. Tem a natureza inóspita do Ártico e a paisagem primitiva dos fiordes da Escandinávia, como no fiorde de Geiranger; tem as costas escarpadas e agrestes, extensas florestas e lagos cintilantes sobre os quais bailam as luzes polares. Bois-almiscarados, alces, ursos-pardos, lemingues e papagaios-do-mar fazem da região a sua casa. Os ursos-polares estão totalmente à vontade no Ártico russo e no mar Ártico. As ilhas Britânicas impressionam com as suas míticas formações rochosas, como a ilha de Skye ou a Calçada dos Gigantes. Foram amiúde tema de cancão as falésias de Moher e o Loch Lomond, e o Lake District, o Peak District ou Snowdonia evocam um pathos romântico. No extremo oposto encontramos o mar de baixio, a paisagem plana de charneca dos países do Benelux e as ilhas do mar do Norte e do mar Báltico. Rumando mais para norte, encontramos o Harz, a Suíça Saxónica e as montanhas de arenito do Elba. Deparamos ali com o universo alpino no seu melhor, no fascinante mundo dos glaciares suíços. As verdes margens do Danúbio, na Áustria, competem com Hohen Tauern e com a Estíria pela atenção dos seus admiradores.
O Parque Nacional de Białowieża, na Polónia, engloba a última floresta primeva da Europa, mas também as florestas de faias dos Cárpatos merecem a nossa veneração. No sul da Ucrânia, é impossível não nos entusiasmarmos com o mundo subaquático do mar Negro.

«Património Natural do Mundo» é uma colecção de seis volumes exclusiva do Círculo de Leitores, que contém uma cuidadosa selecção de imagens de fotógrafos especializados. Referir que todos os álbuns são em capa dura e têm um formato 23,1x29,5 cm. Os próximos títulos a lançar são:
3º Volume: África
4º volume: Ásia
5º volume: Austrália, Nova Zelândia e Pacífico
6º Volume: América
Aqui podes colher mais informações sobre a colecção.

Sem comentários: