sexta-feira, 12 de julho de 2019

«Fora do Labirinto», de Spencer Johnson

Editora: GestãoPlus
Data de publicação: 14-06-2019
N.º de páginas: 96
Mais de 28 milhões de pessoas em todo o mundo leram Quem Mexeu no Meu Queijo?, desde que foi publicado em 1998. O autor americano nascido em 1938 que escreveu esse livro motivacional que marcou uma época, Spencer Johnson, faleceu há dois anos. Escrito deixou a sequela do livro que abriu horizontes a milhões de pessoas para saírem das suas zonas de conforto e descobrirem como viver melhor.
Fora do Labirinto dá continuidade à história dos ratos Fungadela e Correria, e dos pequenos humanos Pigarro e Gaguinho. O que aconteceu ao Pigarro? Esta é pergunta-premissa desta continuação.
Antes era forte e orgulhoso, alguém que os outros pequenos humanos procuravam, por ser tão seguro de si. Mas desde que o seu amigo foi embora do Labirinto ‒ um lugar perigoso, cheio de recantos escuros e becos sem saída ‒, Pigarro deixou-se acomodar, e a cada dia que passava, o seu alimento foi ficando cada vez mais escasso.
Um dia, uma estranha aparece-lhe no Labirinto e com ela traz maçãs, «pedras redondas vermelhas», que oferece ao pequeno humano, para lhe saciar a fome.
Com esta nova companheira, Esperança, Pigarro percorre os lugares escuros do Labirinto, até que encontra uma saída. Ele se dá conta que «as suas crenças estavam a mantê-lo prisioneiro na sua maneira de ver as coisas», e assim, a não desfrutar de todo o seu potencial para fazer novas conquistas.
O que será que eles descobrem fora do Labirinto?
Destinado a todas as idades, tal como a prequela, Fora do Labirinto está escrito numa linguagem simples, fácil de ser interpretada, e tem uma mensagem que pode ser útil para pessoas que se sentem presas em uma rotina e não conseguem vislumbrar um caminho a seguir.
Nesta continuação da fábula sucesso de vendas à escala global, Spencer Johnson aborda o tema das crenças limitadoras: as crenças que restringem o nosso desempenho. Através das acções dos dois personagens centrais da história, o autor põe-nos a reflectir sobre o papel que têm as nossas crenças em todas as conquistas que obtivemos.
A grande mensagem de Fora do Labirinto é que não há limites para aquilo em que podemos acreditar, se decidirmos pensar “fora da caixa”.
Da bibliografia de Spencer Johnson contam títulos de sucesso como Sim ou Não (Gestão Plus), O Gestor-Minuto (Gestão Plus) e A Mãe-Minuto (Pergaminho).

2 comentários:

Nuno Antunes disse...

Gostava de ler!

Jorge Martins disse...

Parece ser deveras interessante!